(PALMAS-TO) - A demanda por mão de obra qualificada no segmento industrial conta com uma nova ferramenta para seu atendimento: o Laboratório de Design Gráfico que foi inaugurado no início da noite dessa quinta, 19, em Palmas. O Laboratório foi montado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Tocantins, em prédio ao lado da sede da entidade na quadra 104 Sul, para o atendimento da necessidade de capacitação em novas áreas apresentada pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Tocantins (SIG). As informações são da assessoria de comunicação do Sistema Fieto.
Dispondo de computadores e softwares de última geração, a primeira turma formada por representantes das empresas filiadas ao SIG/TO começa as atividades nesta segunda-feira, 23, com o curso Fechamento de Arquivo Gráfico (40 horas). Oito postos de trabalhos foram montados nos 46 mt² do Laboratório que fica na Quadra 104 Sul (Rua SE-03 Lote 32 nº 27 – Sala 102).
A diretora regional do Senai Tocantins, Raimunda Tavares, destacou a importância do relacionamento com o SIG/TO para atendê-los dentro de suas reais necessidades. Segundo ela, desde o ano passado, o Senai e representantes do Sindicato discutiram o planejamento da implantação do Laboratório realizando visitas a outras unidades que já possuíam Escolas Gráficas, como o Senai Goiás, seleção de instrutores, dentre outras ações, até a inauguração desta quinta. “Para o Senai, é muito importante esse estreitamento com o sindicato pois é a forma que temos de ter um contato maior com a própria indústria. Quanto maior a aproximação, melhor para ouvirmos o que o mercado está demandando. É uma forma de focar no nosso público alvo e sua necessidade”, destacou a diretora.
Para o presidente do SIG/TO, Sérgio Tavares, o Laboratório de Design Gráfico do Tocantins “não perde para nenhum estado em relação à tecnologia oferecida” e vem a tempo de atender a uma demanda antiga de vários segmentos da indústria: a falta de qualificação da mão de obra. “Nós temos alguns profissionais atuando, mas não temos a qualificação que realmente venha de encontro a resolver o problema no setor gráfico. E esse laboratório está vindo em tempo de solucionar este grande problema na questão operacional, no link que nós temos com o profissional da área de criação, free lancer ou agências, na preparação dos arquivos pra facilitar o processo e garantir segurança na produção da indústria gráfica”, exemplificou Tavares.
Inicialmente, foram abertas dez novas possibilidades de cursos que poderão ser oferecidos por meio do Laboratório, de acordo com o fechamento das turmas. São eles: Corel Draw Pré-impressão, Ilustração Digital, Indesign para Pré-impressão, Orçamento de Serviços Gráficos, Photoshop para Pré-impressão, Diagramação e Ilustração Digital, Fechamento de Arquivo Gráfico, Gerenciamento de Cores, Planejamento e Controle da Produção Gráfica e Design Gráfico.
Os investimentos no Laboratório são da ordem de R$ 147.000,00 conseguidos por meio da articulação com o Departamento Nacional do Senai. O vice presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – Fieto, Emilson Soares, falou sobre a importância de adotar soluções inovadoras e do investimento em tecnologia diante do cenário complexo enfrentado pelo segmento gráfico.
“O segmento gráfico enfrenta hoje um cenário complexo. A mesma evolução tecnológica que impõe a estes empresários altos investimentos em máquinas e na capacitação do capital humano para o acompanhamento e execução das novidades oferecidas, impõe também limitações de mercado uma vez que o uso de papel, produto sem o qual o setor não existiria é cada vez mais racionalizado,seguindo os conceitos de sustentabilidade” disse Vieira, em pronunciamento no qual representou o presidente da Fieto, Roberto Pires.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14384
Comentários