Em sua terceira edição, a Copa CRAS de Karatê reuniu crianças e adolescentes de vários bairros de Araguaína em um final de semana de competição e confraternização, na Praça Iguaçu, no Araguaína Sul. Foram mais de 50 alunos, assistidos pelos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que competiram em nove categorias, de 6 a 14 anos, masculinas e femininas.
Antes da disputa, na tarde de sexta-feira, 30, as crianças participaram da graduação, com a solenidade do exame de faixa. Depois de seis meses frequentando as aulas no CRAS do Araguaína Sul, para o pequeno Arthur Fernandes, de 7 anos, o momento foi de diversão. Acompanhado da mãe, Leidiane Santos Silva, o garoto recebeu a faixa amarela, 1ª faixa do karatê.
“Estou muito orgulhosa de ver meu filho superando seus limites, seguindo firme no esporte e agora recebendo sua primeira faixa, que para mim é mais um incentivo para continuar levando ele às aulas no CRAS”, destacou a mãe.
Já o Pedro Lucas Marques, de 11 anos, aluno do Centro de Referência do Céu Azul, trocou a faixa vermelha pela laranja. “Estou emocionado com a nova faixa, muda agora também meu comportamento, minha motivação que aumenta mais. Agora, preciso ser mais concentrado, dedicado porque usando a faixa laranja o professor vai exigir mais de mim como atleta”.
A competição
Durante o sábado foi a vez dos atletas subirem no tatame para disputarem medalhas. As disputas reuniram familiares dos alunos, além da comunidade local.
“Ficamos muito satisfeitos com o resultado de mais uma Copa CRAS de Karatê, foi muito bonito ver o envolvimento dos nossos alunos, da família e de todos aqueles que gostam do esporte e vieram prestigiar”, concluiu Douglas Abreu, professor de karatê.
Ainda de acordo com o professor, a prática do karatê pelos usuários atendidos nos CRAS contribui para o desenvolvimento físico e emocional de crianças e adolescentes, potencializando um ambiente social próprio, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, concentração, criatividade e construção de atitudes de cooperação, lealdade e participação solidária.
Comentários