(PALMAS-TO) - As eleições no Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) que aconteceriam nesse domingo, 11, foram suspensas por meio de uma Decisão Liminar da Justiça Federal. Com a decisão, o Tocantins fica fora das Eleições Unificadas do Sistema Cofen/Coren’s que realiza o pleito simultaneamente em todo o país nesta data. A nova data deve ser marcada num prazo não inferior a 40 dias. As informações são da assessoria de comunicação do Coren-TO.
O pedido de adiamento foi feito por uma das Chapas inscritas no pleito, sob a alegação de que o número de locais para a votação, três cidades, é insuficiente. De acordo com a decisão do Juiz o número deve ser aumentado para 19.
A Comissão Eleitoral explica que distribuiu as Mesas receptoras de votos seguindo o Código Eleitoral do Sistema Cofen/Coren’s que exige mesas apenas nos locais de maior concentração de profissionais e que seguiu o que já vindo sendo aplicado pelo Regional em outros processos Eleitorais, como o de 2007, que também contemplou apenas essas três cidades (Palmas, Araguaína e Gurupi) com locais de votação.
Outro motivo apresentado pela Comissão à Justiça para a determinação de apenas 3 cidades com pontos de votação foi o princípio da economicidade no Processo. “Entendemos que aumentar de 3 para 19 cidades irá onerar o Processo Eleitoral. Os custos aumentarão de 50 mil para cerca de 200 mil reais e isso representará um acréscimo de apenas 10% no percentual contemplado anteriormente que era de 66% dos profissionais aptos à votar. Mas a Comissão irá respeitar e cumprir o que for determinado pela Justiça após análise dos recursos apresentados.” Pontua a presidente da Comissão Eleitoral, Rita de Cássia Neves.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14201
Comentários