O juiz 29ª Zona Eleitoral de Palmas, Luiz Astolfo de Deus Amorim, concedeu nesta quinta-feira, 29, liminar à coligação "Coragem Pra Fazer Diferença", do candidato Raul Filho (PR), e suspendeu a pesquisa Ibope, contratada pela TV Anhanguera para ser divulgada no sábado, 1º.
A coligação alegou que do questionário consta o nome de Cassius Clay Assunção Fonseca (Psol), que teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral no dia 8, com sentença transitada em julgado. "Suscitaram que se a pesquisa objeto desta ação for considerada correta, todas as demais deverão ter seus respectivos registros anulados", relatou a juiz a respeito de observação feita no pedido pelo jurídico de Raul.
Conforme a coligação do republicano, tal falha "impossibilitaria que muitas pessoas deixassem de se posicionar pelos reais concorrentes para se manifestarem favoráveis a ele (...) criando uma margem de erro imprecisa e maculando insanavelmente os resultados obtidos".
Os advogados de Raul ainda alertaram o juiz para a possibilidade de "manipulação da realidade citaram precedente desta 29ª ZE em questão análogo".
O magistrado afirmou em sua decisão que, por conta do nome de um candidato impugnado, o questionário está "eivado de defeito cuja natureza tem o condão de impactar, diretamente, no resultado da pesquisa eleitoral".
Amorim ainda concordou que o dano "de difícil reparação (…) é manifesto". "Com efeito, divulgado o resultado da pesquisa ora em tela, haverá imediata influência no eleitorado, mormente às vésperas do pleito eleitoral", avaliou o juiz.
Ele concluiu a decisão afirmando que a divulgação da pesquisa Ibope vai configurar "crime de desobediência".