(PALMAS-TO) - Desde o dia 6 de julho a Justiça Eleitoral tem julgado, com base na legislação eleitoral e na nova resolução da Lei da Ficha Limpa, os pedidos de candidaturas a prefeito e a vereador para as eleições do dia 7 de outubro. Até a manhã desta quinta-feira, 19, 12 pedidos foram indeferidos porque não reuniram as condições necessárias ao registro. Os juízes das 35 Zonas eleitorais do Estado tem até o dia 5 de agosto para concluir os julgamentos de registros de candidaturas e pedidos de impugnação.
Para se candidatar a um cargo público nas eleições deste ano, o cidadão precisa reunir documentos como por exemplo a quitação eleitoral, certidões cíveis, comprovante de escolaridade. Além disso o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva cidade pelo menos um ano antes do pleito. O mesmo ocorre com relação à filiação partidária, que deve ter sido deferida pelo partido pelo menos um ano antes das eleições.
Trabalhando a todos vapor já foram considerados aptos a correr às eleições de outubro 851 candidatos, 40 deles são candidatos a prefeito. Os pedidos indeferidos são das cidades de Arraias, Combinado e Tocantínia