(PALMAS-TO) - O candidato a prefeito de Palmas, pela coligação “Um novo caminho é possível”, Carlos Amastha (PP), ganhou direito de resposta dentro do programa eleitoral do também candidato Fábio Ribeiro (PT do B) concedido pela Justiça, em decisão proferira pelo juiz do 29ª Cartório Eleitoral, Marcelo Faccioni.
O magistrado entendeu que Fábio Ribeiro usou o espaço para ofender a dignidade ao se referir à pessoa e a família de Carlos Amastha. Diante dos fatos, o pepista ganhou um minuto no programa e três inserções do candidato do PT do B.
O juiz eleitoral atendeu a liminar impetrada pelo corpo jurídico da coligação “Um novo caminho é possível”, vedando de imediato à veiculação do programa e das inserções do candidato Fábio Ribeiro que teria tido por intenção ofender a dignidade de Carlos Amastha. “A Lei nº 9.504/97 veda a veiculação de propaganda que possa degradar ou ridicularizar candidatos incorrendo na plausibilidade de conferir-se a parte adversa o direito de reposta, nos termos preconizados no art. 58, da mesma lei”, destaca um trecho da decisão.
O corpo jurídico da coligação “Um novo caminho é possível”, do candidato Carlos Amastha, destacou que não compactua com este tipo de ação e toda e qualquer forma de ofensa a dignidade do candidato pepista será combatida com veemência. “Atingir a família de um candidato é o ato mais repudiado no processo político. São comportamentos como este do candidato Fábio Ribeiro que desestimulam o cidadão de bem a entrar para a política”, ressalta o corpo jurídico.
Ainda de acordo com o jurídico, este tipo de atitude não vai intimidar Carlos Amastha a continuar mostrando os problemas da cidade e apontando as soluções. A campanha irá continuar com a mesma alegria que iniciou. Todas as informações foram cedidas pela assessoria de comunicação do candidato.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com o candidato Fábio Ribeiro (PTdoB) que afirmou ainda não ter sido comunicado sobre a decisão. Conforme ele, o vídeo foi uma maneira de se defender do candidato pepista. “Ele está tirando os meus vereadores. Já tirou quatro e está reunido com outros seis vereadores neste momento no Hotel Turim “, reclamou.
Ribeiro garantiu que não tem dinheiro para “comprar apoio” e afirmou que tem a entrevista veiculada no programa eleitoral na íntegra. “Minha vida é um livro aberto, a dele eu não posso dizer o mesmo. Se a Justiça vai dar guarita para esse forasteiro comprar todo mundo eu vou deixar de acreditar na Justiça. Ele está dando R$ 10 mil para os meus vereadores me abandonarem”, disse.
O candidato ainda mandou o recado: “O único que chegou e veio cooptar meus vereadores foi esse gringo aí. Quem entrar na minha campanha vai levar bordoada mesmo. Não importa quem seja”.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14496
Comentários