(Araguaína-TO) - O prefeito de Santa Fé do Araguaía, Fleuri José Lopes (PSB), a vice Elsir Soares Ferreira (DEM) e vereador Jair Cerqueira de Oliveira (PSB) foram cassados e tiveram os direitos políticos suspensos por oitos anos por meio de sentença expedida pela juíza Milene de Carvalho Henrique, da 34ª Zona Eleitoral de Araguaína. A decisão aconteceu na sexta-feira, 29.
A juíza também determinou a diplomação como prefeito da candidata Márcia Aparecida Costa Bento (PMDB), que obteve a segunda colocação na eleição de 2012. A vice Elsir Ferreira estava no cargo de prefeito, desde que o Fleuri foi afastado de suas funções em setembro passado acusado de irregularidades na gestão de recursos públicos.
Para proferir sentença, a magistrada considerou procedentes as denúncias feitas pelo Ministério Público Estadual (MPE) de que Fleuri, Elsir e Jair teriam cometido abuso de poder econômico e conduta ilícita na captação de votos no processo eleitoral de 2012. O MPE acusa o grupo de ter organizado uma "rede de interesse político-eleitoral" para vencer as eleições naquele município.
Com essa finalidade, os três envolvidos teriam cometido abuso de poder econômico através de transporte, hospedagem e intermediação para a realização de cirurgias em troca de apoio eleitoral. Eles também são acusados de terem comprado apoio eleitoral com dinheiro de uma conta não declarada (caixa dois) utilizado com fins diversos, como pagamento para eleitores de IPVA (Imposto sobre propriedade de veículos automotores), procedimentos para expedição de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e instalações de energia elétrica.
Durante o período eleitoral, segundo testemunhas, o então candidato Fleuri teria movimentado nesta conta não declarada R$ 109.437,00, de onde foram verificadas diversas saídas de recursos que teriam sido utilizados na compra de votos. O grupo também é acusado de ter providenciado o transporte e internações hospitalar de eleitores para a realização de dezenas de cirurgias em Xambioá, Arapoema e São Geraldo do Araguaia (PA).