Solenidade de entrega ocorreu nessa segunda, 16

Com os primeiros repasses no valor de R$ 14.625 milhões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foram entregues na manhã dessa segunda-feira, 16, pelo Governo do Estado do Tocantins,  94  tratores equipados com grades, carretas, que visam o fortalecimento do programa Terra Forte, um programa direcionado à Agricultura Familiar coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro).
Os recursos para a aquisição destes tratores foram conseguidos com o apoio da bancada federal.  Nesta primeira etapa, foram beneficiados 88 municípios tocantinenses, mas a expectativa é de que todos os 139 municípios sejam atendidos com o equipamento.
Por meio de gestão da deputada federal Josi Nunes (PROS/TO), receberam os kits agrícolas os municípios de  Gurupi, Novo Jardim, São Salvador, Bernardo Sayão, Dois Irmãos, Pindorama, Aurora, Palmas e Dueré. Na próxima etapa, serão contempladas as cidades de Figueirópolis, Sucupira, São Valério e Santa Tereza. "É muito gratificante poder colaborar com esse programa que atende 14.400 famílias de agricultores familiares. Tenho certeza que a chegada dessas máquinas  irão contribuir muito com os nossos pequenos produtores. Estou muito feliz de fazer parte deste momento", destacou, Josi.
Vale ressaltar que no Tocantins, através do  programa Terra Forte, já existem 240 tratores e máquinas que atendem os 139 municípios. Cada conjunto atende em média 60 propriedades.

Agrotins
Além da entrega dos tratores, na oportunidade, o governador do Estado, Marcelo Miranda (MDB), aproveitou para fazer o lançamento da 18ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que será realizada de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Segundo informações, a Agrotins deste ano deve contar com mais de 650 expositores, entre empresas e órgãos públicos. A expectativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) é de uma movimentação financeira em torno de R$ 700 milhões em negócios e um público de 100 mil visitantes. (Com informações da Secom/TO)