Oito instituições com atuação no Tocantins assinaram nessa quarta, 6 de maio, durante a Agrotins 2015, acordo de cooperação técnica que diz respeito a projeto de comercialização do pescado pela agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O acordo tem vigência de dois anos, prorrogáveis por igual período. A assinatura do documento aconteceu às 15h, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Após assinatura do acordo de cooperação técnica, foi realizada uma palestra sobre boas práticas de manipulação de pescado, com Gabriela Barros. E na cozinha gourmet, entre 16h e 16h30, houve demonstração de receitas, elaboração de carne mecanicamente separada (CMS) e montados pratos à base de CMS para merendeiras, pescadores e piscicultores, com degustação.
Recentemente, o Norte Agropecuário noticiou que apesar crescimento da produção no Estado (500% nos últimos dez anos), o setor ainda sofre com um entrave: comercialização do produto

Parcerias
As instituições parceiras no projeto são: Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Embrapa; Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Tocantins (DFDA-TO); Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA); Superintendência Regional do Banco do Brasil; Sebrae; Serviço Social do Comércio (Sesc) / Programa Mesa Brasil; Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).
Entre as atribuições da Embrapa, estão trabalhar em ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação que colaborem para o aproveitamento, a comercialização e o uso do pescado e a realização ou o apoio a ações de transferência de tecnologia específicas para a cadeia produtiva envolvida no projeto. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Embrapa)