(PALMAS-TO) - As entidades envolvidas na articulação para criação do Fórum de Educação Profissional do Tocantins reuniram-se na terça-feira, 24, na Secretaria Estadual da Educação (Seduc), para darem prosseguimento às atividades que antecedem a instalação do Fórum, que tem como finalidade integrar organizações públicas, privadas e da sociedade civil no fomento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da Educação Profissional, Científica, Técnica e Tecnológica no Tocantins.
De acordo com a Subsecretária de Educação Básica da Seduc, Marciane Machado, um dos objetivos do Fórum é promover a articulação de políticas e programas voltados para a Educação Profissional no Estado. “Esta é uma grande mobilização dos segmentos governamental e não-governamental que tem a característica de organizar, sugerir e encaminhar as demandas relacionadas às ações da Educação Profissional no Tocantins. Fizemos o convite a mais de 30 instituições e as portas estão abertas para aqueles que quiserem dar sua contribuição”, elucida.
O Fórum terá ainda a missão de planejar e realizar os Encontros Estaduais de Educação Profissional; publicar estudos e pesquisas sobre o tema; propor políticas de formação inicial e continuada para os profissionais da Educação Profissional; além de incentivar a pesquisa educacional tecnológica.
Na reunião foram analisadas as minutas do regimento interno e do termo de adesão que deverá ser assinado pelas instituições participantes. Estiveram no evento o presidente do Conselho Estadual de Educação, Cicinato Mendes, o secretário estadual da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, além de representantes das Secretarias da Cidadania e Justiça, do Trabalho e Assistência Social, da Indústria e do Comércio, do Sistema S, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Faculdade Católica do Tocantins e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).
Instalação
O Fórum será considerado instalado após a publicação do decreto de criação no Diário Oficial do Estado (DOE), o que deve ocorrer na primeira quinzena de fevereiro. A partir de então, as reuniões do Fórum Estadual de Educação Profissional do Tocantins deverão ser bimestrais. No próximo encontro será votado o regimento interno do órgão, também para publicação no DOE.
Comentários