(Araguaína-TO) - Com o objetivo de viabilizar o planejamento e a execução de uma política de inovação para a agricultura familiar, a Embrapa Pesca e Aquicultura em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promove, até amanhã dia 03, no auditório do Hotel Turim, em Palmas, debates para discutir demandas e oportunidades para o crescimento do setor.
De acordo chefe de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, Alexandre Aires de Freitas, o encontro servirá para trocar experiências com diversos setores ligados a agricultura familiar para promover pesquisas de acordo com a realidade local. “A ideia e juntar todos os seguimentos com uma agenda de inovação para agricultura familiar de forma sustentável”, explicou.
As oficinas de concertação, como são chamadas, estão sendo realizadas em vários Estados da federação. Os participantes vão poder discutir, levantar problemas e desafios, além de propor soluções na perspectiva do ensino, assistência técnica e extensão rural, pesquisa e desenvolvimento para os seguinte temas: sistemas produtivos, organização social e produtiva, agrobiodiversidade e acesso a políticas públicas.
“Esse é um momento importante porque reúne diversos saberes que atuam na agricultura familiar. Dessa forma podemos chegar a um consenso para promover a interação entre políticas públicas, ciência,  tecnologia e assistência técnica”, ressaltou Agostinho de Oliveira Chaves, Delegado Federal MDA/TO.
Para o presidente da Federação dos Pescadores do Tocantins, João Haroldo Gomes de Almeida, o evento é de grande importância para a agricultura familiar do Tocantins. “Muitas coisas mudaram com a chegada da Embrapa no nosso Estado, sabemos que a tecnologia é importante em todos os setores da economia, e isso, vai impulsionar a agricultura familiar em geral e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores”, acredita Almeida.
No evento o Chefe da Assessoria Técnica e de Planejamento do Ruraltins, Adenieux  Rosa Santana, apresentou a palestra “Contextualização da Agricultura Familiar no Tocantins. “A junção das entidades envolvidas são relevantes para construir um plano eficaz para desenvolver ainda mais a agricultura familiar no Estado”, destacou.
O evento conta ainda com representantes das instituições governamentais, de pesquisa, de assistência técnica e extensão rural, do ensino, fomento e de setores representativos da agricultura familiar do Estado do Tocantins.