O ruído de martelos, estacas e serras da montagem de estandes dos últimos dez dias abriu o caminho a partir desta quinta-feira, 30, para o mugido dos bois, para a potência do maquinário agrícola e para o “barulho” do agronegócio na 45ª edição da Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara 2013), no Parque Dair José Lourenço. A expectativa de movimentação é de R$ 45 milhões após 11 dias da feira e o visitante que deseja passear ou fazer negócios tem tantas opções que pode, até mesmo, sentir-se meio perdido em meio ao gigantismo da feira de Araguaína.
Os portões do parque foram abertos logo pela manhã, e às 12 horas começou o primeiro leilão da Expoara 2013, o 14º Leilão Integração do Nelore, com a oferta de 70 touros Nelore PO e a  participação de produtores de todo o Estado.
A partir de então, quem vir ao parque de exposições terá centenas de opções de negócios, diversão, oportunidades para atualizar-se com as tecnologias rurais mais avançadas ou apenas dar uma volta para matar a curiosidade na feira que para a cidade de Araguaina transforma o urbano em rural por 11 dias, até o dia 9 de junho.
À noite, o II Festival Talentos da Terra, trouxe este ano mais de 10 duplas e artistas regionais ao palco. Com entrada  beneficente: 2 quilos de alimento não perecível ou R$ 4, contou com o apoio do Mesa Brasil e Comunidade Teófira. Revezaram-se no palco os artistas Rogério e Reginaldo, Marcus e Guilherme, Vitor Henrik, Bill e Tauã, Felipe e Matheus, Higor e Hugo, Nilton Sales, Edson e Júnior, Henrique e Leandro, Denner Motta, Leandro de Lucca e Camila Ferreira. O show comemorou os 25 anos da Rádio Araguaia FM, parceira do evento. (Da Ascom da Expoara)