(PALMAS-TO) - Em audiência com o governador Siqueira Campos (PSDB), o diretor industrial da Granol, Juan Diego Ferrés, informou que a indústria está investindo R$ 300 milhões na produção de biodiesel no Estado graças à credibilidade do Tocantins. “O senhor ultrapassou nossas expectativas. Queremos oferecer o melhor de nós dentro dessa filosofia de que o Tocantins nasceu para servir ao Brasil”, assegurou o diretor.
O governador falou sobre a responsabilidade que a iniciativa privada tem com o desenvolvimento social e econômico do Estado e expôs sua expectativa com o investimento anunciado pela Granol. “Nós queremos que os senhores consigam um desempenho brilhante e tenham resposta positiva aos investimentos. O Estado é parceiro de projetos que possam dar impulso ao crescimento sustentável da região”, disse Siqueira Campos.
Conforme a Secretaria de Comunicação do Estado (Secfom), a Granol adquiriu uma área de 706 mil metros quadrados no complexo industrial de Porto Nacional, iniciando a construção de uma indústria esmagadora de soja, com capacidade de 600 mil toneladas, para a produção que pode chegar a 800 mil metros cúbicos de biodiesel por ano. Atualmente a produção na unidade é de 129 mil metros cúbicos por ano.
Essa produção, segundo o diretor da Granol, será destinada principalmente ao mercado interno, estimulado pelo terminal multimodal que está sendo construído pela ferrovia Norte/Sul, abrangendo cinco Estados.
O poder de atração da estrutura viária do Tocantins também foi citado pelo diretor da Granol. A comitiva, composta pelo diretor e pelos gerentes Milton Gavichioli, José Antero Pelloso e Caio Ishikura, sugeriu ao governador Siqueira Campos que a nova ponte de Porto Nacional, sobre o rio Tocantins, seja construída mais próxima ao Distrito Industrial da cidade, formando uma plataforma com a ferrovia Norte Sul.
O governador garantiu aos empresários que a sugestão será examinada e levada ao Ministro Fernando Bezerra, da Integração Nacional. “Temos um grande parceiro para o desenvolvimento do Tocantins, que é o ministro Fernando Bezerra. A ponte poderá ser rodoferroviária , faremos uma análise técnica dessa sugestão e falaremos sobre isso com o Ministro”, afirmou.

Responsabilidade Social
O secretário da Agricultura, Jaime Café, que também esteve na audiência, falou da expectativa do governo com o investimento da Granol. “Com essa indústria esmagadora de soja, o Tocantins vai ter um desenvolvimento espantoso, porque a indústria atrai outros empreendimentos para o seu entorno como fábrica de ração para piscicultura, criação de aves, suínos e gado, fortalecimento da agricultura familiar com incentivo ao aumento da produção e na organização de assentamentos”, disse.
Segundo ele, a Granol precisa obter e manter o Selo Social anualmente e para alcançar esse objetivo fazem parte do projeto de investimento anunciado hoje que a indústria incentive a agricultura familiar com um prêmio em valor, mais assistência técnica e insumos agrícolas. Café disse que o Governo do Estado será parceiro dos investidores nesse trabalho social, promovendo a agricultura familiar e a capacitação do pequeno produtor.