Apinagés prometem queimar torre

(Tocantinópolis-TO) - O governador em exercício, Sandoval Cardoso irá neste sábado, 1º, em Tocantinópolis onde há três dias moradores e indígenas Apinajé bloquearam trechos da estrada em reivindicação. Segundo informou o deputado José Bonifácio que é da região e intermedia a situação, Sandoval irá até o local tranqüilizar os manifestantes e anunciar a construção da estrada de Tocantinópolis até o limite da reserva.
O movimento quer a inclusão do trecho entre Tocantinópolis e Maurilândia que é de apenas 48km no projeto de asfaltamento do Governo que planeja fazer a pavimentação apenas do trecho entre Maurilândia e Itaguatins que é de 18 km. O Governador em exercício Sandoval Cardoso assinou na ultima sexta feira (21), a ordem de serviço para o início da pavimentação daquele trecho, e isso irritou os líderes do MPO que imediatamente responderam com a interdição da rodovia no povoado Folha Grossa distante 4km do centro de Tocantinópolis.
"Isso por enquanto resolve a demanda mas vamos continuar buscando em Brasília junto ao Ibama e à Funai para construir o resto que falta", frisou. Indígenas de 11 aldeias apinajés interditaram a rodovia junto com representantes do movimento organizado dos municípios de Tocantinópolis e Maurilândia.
O impasse ficou tenso esta semana quando os indígenas ameaçaram colocar fogo nas redes de transmissão e segundo o deputado da região já teriam até colocado a madeira na posição.
Um cacique de uma das aldeias garantiu que a torre será queimada se não houver medida urgente para construção do trecho. "Nós caciques decidimos que vamos tocar fogo nessa torre. Até agora nenhum órgão responsável, principalmente Ibama e Funai não compareceram aqui, eu espero que membros destes dois órgãos compareçam aqui, que conversem com a gente aqui, se eles não vierem nós já marcamos este prazo até sexta feira uma hora da tarde, se ninguém comparecer, estamos avisando para todo o Estado do Tocantins que nós vamos estar derrubando esta torre", disse o cacique.