Miracema do Tocantins (TO) - Um incêndio iniciado na madrugada dessa sexta-feira, 4, em Miracema do Tocantins, causou prejuízo de R$ 1,3 milhão para a Viveiros Tocantins, empresa que produz mudas de eucalipto no município. Conforme o estabelecimento, o fogo começou a partir de um lixão, localizado a 80 metros do viveiro, de responsabilidade da prefeitura.
A empresa informou que boletim de ocorrência seria registrado nessa sexta-feira, 4, para que as autoridades possam investigar o que iniciou o fogo. Entretanto, a representante da Viveiros Tocantins afirmou que incêndios são frequentes por causa do lixão localizado próximo à sede, e que o foco que causou o prejuízo foi a quinto apenas em 2015.
Antes da queimada da madrugada de sexta, outro incêndio ocorreu na quinta-feira, 3, por volta das 11 horas, conforme a Viveiros Tocantins. Funcionários da empresa conseguiram conter o fogo por voltas das 15 horas.
O prejuízo de R$ 1,3 milhão foi apenas sobre os danos materiais, conforme a empresa. O rombo pode ser bem maior, já que a produção está totalmente paralisada. A comunicação da Viveiros Tocantins informou que terá que demitir 14 funcionários de forma imediata devido ao dano.
Críticas
A empresa ainda fez duras críticas à Prefeitura de Miracema do Tocantins. Segundo a instituição, até o momento não foi disponibilizado nenhum caminha pipa e a máquina solicitada para fazer a remoção do material perdido não funcionou, mesmo com a Viveiros Tocantins bancando o combustível.
Resposta
Através de nota, a Prefeitura de Miracema negou ter responsabilidade por qualquer queimada no lixão da cidade. A gestão destaca que a situação das queimadas tem colocado todo o Estado em situação de alerta. “A região está sofrendo com vários focos de incêndio e a prefeitura tem atuado junto ao problema por meio de sua brigada de incêndio que recebeu treinamento por meio do governo”, garante.
A administração municipal disse lamentar o ocorrido e destacou que a brigada municipal “está à disposição para combater os focos”. Por fim, a prefeitura informou que busca, junto com outros município, a implantação de aterro sanitário.
“NOTA
A Prefeitura de Miracema informa que a situação das queimadas que tem colocado o Tocantins em situação de alerta neste período seco do ano também atinge Miracema do Tocantins. A região está sofrendo com vários focos de incêndio e a prefeitura tem atuado junto ao problema por meio de sua brigada de incêndio que recebeu treinamento por meio do governo do Estado.
Informamos ainda que a manutenção do lixão da cidade é realizada por meio da abertura de valas onde são depositados os resíduos e não pela utilização do fogo. A prefeitura nega que tenha responsabilidade por qualquer queimada no lixão da cidade e condena está prática que é ilegal. A gestão lamenta o acontecido e lembra toda a sociedade que, em casos desta natureza, a brigada de incêndio municipal está a disposição para combater os focos. A brigada municipal pode ser acionada por meio dos telefones 8456 3355 e 8403 3045.
A Prefeitura de Miracema junto com os prefeitos que formam o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Desenvolvimento Sustentável da região centro norte do Tocantins (Cisbato) está discutindo a implantação do aterro sanitário e buscando recursos para a concretização do projeto que vai atender, além de Miracema, as cidades de Miranorte, Rio dos Bois, Barrolândia, Tocantínia e Lajeado. O aterro sanitário será localizado em Miracema.”
Comentários