Candidato a prefeito de Colinas, Adriano Rabelo (PRB)

O candidato a prefeito de Colinas, Adriano Rabelo, garantiu que vai reestruturar a educação no município. Para ele, a queda registrada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na rede municipal de ensino da cidade é um reflexo da falta de estrutura nas escolas, entre outros problemas na gestão da educação e garantiu que vai reestruturar a educação no município. Além da queda, que já representa uma perda na qualidade, a nota atual observada na rede em Colinas (4.6) está abaixo da média prevista para o município (5.2).
“Colinas já foi referência em educação, como também já foi em saúde aqui na região. Hoje essas duas áreas estão mal avaliadas. Ao elaborarmos o nosso plano de governo, identificamos a deficiência na infraestrutura física, de materiais e equipamentos voltados à promoção da educação fundamental. E a queda de Colinas no Ideb é um reflexo dessa situação”, disse Adriano Rabelo.
Uma das propostas de Adriano é garantir investimentos em materiais pedagógicos, merenda escolar com qualidade, tecnologia da informação e manutenção e ampliação dos espaços escolares.
Ampliar o atendimento escolar na zona rural também está entre os compromissos de Adriano, assim como a readequação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos profissionais. “Os educadores estão desmotivados, mas com a análise e revisão do PCCR, vamos valorizar esses profissionais”, disse Adriano. A realização de concurso para novos professores também está prevista.

Colinas

O Ideb na rede municipal de ensino em Colinas caiu de 5.0 para 4.6 no comparativo da última avaliação (2013) para a atual (2015), conforme dados oficiais divulgados nesta quinta-feira, 8, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, a rede municipal não atingiu a meta prevista, que era de 5.2.
De acordo com os dados oficiais, nenhuma escola da rede municipal de Colinas, entre as que tiveram os dados aferidos, conseguiu atingir a média prevista.

Ideb

O Ideb é um indicador de qualidade educacional e conforme nota informativa divulgada pelo Inep, “os resultados são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram da Prova Brasil/Saeb e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar”.