(PALMAS) - A criação da espécie tambaqui em tanques-rede nos reservatórios ao longo do rio Tocantins foi liberada. A Instrução Normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que trata do assunto foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A espécie é uma das mais consumidas no País, sendo comercializada para as principais redes de hipermercado e para várias partes do mundo.
Dados do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (RuraltinsRuraltins) apontam que o Estado produz cerca de 300 toneladas/mês de tambaqui. Segundo estudo feito pelo Ministério Pesca e Aquicultura, só o Parque Aquícola do Lago da Usina de Lajeado (MPA ) poderá produzir 150 mil toneladas de peixe por ano em 70 mil hectares de lâminas d’água. “É um aumento muito significativo da produção. Vamos ser um dos maiores estados produtores de peixe do Brasil e até do mundo”, comenta Miyuki Hyashida, presidente do Ruraltins.
De acordo com a presidente, já existe um trabalho de pesquisa de melhoramento genético dessa espécie. Além disso, o MPA deve entregar o Parque Aquícola pronto e licenciado no início de 2013. Outro incentivo é a destinação de R$ 4,1 bilhões em crédito e investimentos para o setor pesqueiro, através do Plano Safra da Pesca e Aquicultura.
Conforme a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), a notícia também era muito esperada pelos cerca de mil produtores que criam, entre outras espécies, o tambaqui. O Ruraltins também pretende realizar um trabalho de inclusão dos pescadores ribeirinhos para que eles possam aproveitar ao máximo a nova oportunidade. “Pequenos produtores que foram pescadores a vida toda e hoje têm que trabalhar na agricultura geralmente não se habituam. Mas como piscicultores vai ser mais fácil para eles”, afirma Miyuki.
O aumento da produção pesqueira também incentiva toda uma cadeia da economia do Estado, gerando empregos e impostos.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14576
Ibama libera criação de tambaqui em reservatórios ao longo do rio Tocantins
Produção pesqueira também incentiva toda uma cadeia da economia do Estado
Comentários