(PALMAS-TO) - Na manhã dessa segunda-feira, 03, o pequeno Victor Hernandes Alves Cardoso, de 11 anos, morador do município de Brejinho de Nazaré, foi submetido a um procedimento pioneiro no HIPP - Hospital Infantil Público de Palmas. Durante duas horas o garoto, portador de Síndrome de Down, passou por cirurgia odontológica no centro cirúrgico do hospital.
Segundo o cirurgião dentista que realizou o procedimento, Evaldo Bardi, essa é a primeira cirurgia odonto-pediátrica realizada no HIPP. Ele esclareceu que pacientes com necessidades especiais como são, por exemplo, os portadores de cardiopatias, doenças hematológicas, deficiência mental e Síndrome de Down, como é o caso de Victor, necessitam de um atendimento diferenciado, tendo em vista que a maior parte deles apresenta características que dificultam o trabalho dos profissionais em consultório. Assim, para esses casos o mais indicado é o tratamento odontológico sob anestesia geral e em centro cirúrgico, por oferecer menos riscos aos pacientes.
O outro membro da equipe de odontologia do hospital e que também participou da cirurgia realizada em Victor explicou que, para serem atendidos no HIPP, os pacientes que necessitarem de atendimento odontológico de alta complexidade precisam ter menos de 12 anos de idade e devem ser encaminhados pelo serviço de saúde de referência dos seus municípios. Foi assim com Victor, ele veio encaminhado do CEO - Centro de Especialidade Odontológica – de Porto Nacional.
A mãe do menino, Osailde Hernandes Alves Cardoso, se mostrou satisfeita com o resultado do trabalho da equipe. “Até a alimentação do meu filho estava prejudicada, ele sentia muitas dores por causa dos dentes careados e se recusava a comer, além de chorar muito e não querer nem participar de brincadeiras com os amiguinhos”. Dona Osailde notou que logo após o repouso da cirurgia o filho já estava se divertindo com as atividades lúdicas da brinquedoteca do hospital e não se queixou mais das dores insuportáveis que sentia.
O diretor geral do HIPP, Giovani Merenda, destacou que a implantação desse serviço é uma das primeiras conquistas alcançadas pelo hospital após o início da gestão compartilhada Sesau/Pró-Saúde. Antes, a equipe só fazia atendimentos de pequeno porte como avaliação, limpeza, higienização, assim como palestras educativas. Assim que assumiu a direção no início do mês de setembro, Giovani verificou uma demanda reprimida no serviço de cirurgias odontológicas e, juntamente com a equipe de profissionais da área, providenciou os meios necessários para que o serviço começasse a ser oferecido.

Equipes multiprofissionais
De acordo com a diretora administrativa do hospital, Patrícia Vecchione, o trabalho das equipes multiprofissionais muitas vezes passa despercebido, já que a maior parte da população foca suas atenções apenas para a atividade dos médicos e enfermeiros, entretanto, ela lembra que a rede de saúde funciona graças ao trabalho de profissionais de diferentes áreas da atenção e por meio da dedicação de cada um é possível o pleno restabelecimento da saúde dos pacientes.
No HIPP além dos cirurgiões dentistas, a equipe multiprofissional que dá suporte aos usuários é composta de profissionais psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas e pedagogos. (Lúcia Gomes/Assessoria)