(Xambioá-TO) - Para atender a demanda de municípios vizinhos a cidade de Xambioá, como Araguanã, Piraquê, Ananás, Angico, Riachinho e ainda dos pacientes internos, o Hospital Regional de Xambioá tem ampliado o Serviço de Fisioterapia Ambulatorial. Em média, 140 pacientes são atendidos mensalmente na unidade por uma equipe composta por cinco profissionais, que atendem pacientes cardíacos, com problemas neurológicos, alterações respiratórias, alteração motora e de postura.
O assistente social Alexandre Vaz Gomes é um dos pacientes atendidos pela equipe de fisioterapeutas da unidade. Após um estiramento na coluna, Alexandre precisa de três sessões por semana, com duração de uma hora cada. "Estou satisfeito com o respeito e cuidado que eles têm com o usuário. Já morei em outros estados, aqui no Tocantins a realidade é diferente, temos qualidade, aqui é referência", afirmou.
A chegada de novos profissionais tem aumentado a procura por atendimentos em Xambioá e auxiliado ainda mais no tratamento dos pacientes, como explica o diretor da unidade, Elson Gonçalves. "Tínhamos dois profissionais que já atendiam, mais três profissionais chegaram com as nomeações do concurso da Saúde e a fisioterapia vem ajudando muito no complemento do trabalho da equipe médica, tanto aos pacientes do nosso hospital como dos municípios vizinhos", disse.
Uma das mais novas integrantes da equipe de fisioterapeutas do hospital, Mayra Nayra Oliveira, considera satisfatório o atendimento realizado em Xambioá. "Os atendimentos já passam de mil, entre pacientes internos e externos e desde a chegada dos novos servidores a demanda tem aumentado. A população tem recebido muito bem, tanto, que a procura pelos nossos serviços vem aumentando cada vez mais", comemora a fisioterapeuta.

Tratamento
Segundo informações da equipe de fisioterapia do Hospital de Xambioá, os principais atendimentos são na área de traumato-ortopédico. "Nestes casos avaliamos e tratamos as disfunções musculoesqueléticas de origem ortopédica ou decorrente de traumatismos, além de doenças de origem reumatológicas", explica Mayra. A fisioterapeuta explica ainda que neste tratamento utilizam-se os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e entorses.
Além disso, o hospital também oferece tratamento fisioterápico nas áreas de geriatria e gerontologia, pediatria e também na área neurofuncional e respiratória.
Entre os tratamentos oferecidos, estão o de eletroterapia - recurso que utiliza a eletricidade em inúmeros tratamentos e estimulação; fototerapia - onde geradores de luz são utilizados; cinesioterapia - que traz até a reeducação postural para tratar deformidades e problemas na coluna; crioterapia - que emprega gelo como procedimento terapêutico e a termoterapia - terapia que utiliza o calor como forma de tratar diversas patologias.