(Araguaína-TO) - O Governo do Estado, por meio da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, entregou na terça-feira, 4, equipamentos e materiais hospitalares ao HRPA – Hospital Regional Público de Araguaína. O evento ocorreu na sede do Hospital, onde foram entregues mais de 160 itens pelos secretários de estado da Saúde, Luiz Fernando Freesz, o secretário executivo da Saúde, Gastão Neder e a secretária de Gestão Hospitalar, Vanda Paiva.
Para Luiz Fernando essa entrega é muito importante para a saúde do Estado e faz parte do cronograma de abastecimento dos hospitais do Tocantins. Dentre os itens entregues podemos destacar aparelho de Raio-X, equipamento odontológico, macas, monitor de pressão intracraniana, sistema de vídeo-laringospia, nasofaringolaringoscópio flexível, balança antropométrica adulto, aspirador cirúrgico, mesas, cadeiras de rodas, negatoscópio de dois copos, carro curativo e balde cilindro.
O diretor do HRPA, Kaio Fábio A. Diniz, ressaltou os benefícios que a Unidade terá com a entrega dos materiais. “Isso vai beneficiar cada vez mais as pessoas que são atendidas no nosso hospital. E vem comprovar que não temos problemas de desabastecimento”, disse.
Visitas
Na oportunidade os gestores da Sesau aproveitaram para conhecer as instalações de Saúde no município. Foram visitados o HRPA - Hospital Regional Público de Araguaína, o HPDT - Hospital de Doenças Tropicais, Hospital Municipal, Hospital e Maternidade Dom Orione e Hemocentro. “O município de Araguaína conta com importantes estruturas de saúde que atendem a uma grande demanda da população local e de estados vizinhos”, disse Vanda.
Na visita, os gestores também ouviram pacientes e acompanhantes que destacaram o atendimento no Hospital Regional. A paciente de Xambioá Zilma Santana, que realizou uma cirurgia de hérnia, disse que sempre foi bem atendida no local. “Fui atendida outras vezes na unidade, o meu esposo também, aqui somos bem cuidados e os profissionais são ótimos”, ressaltou.
A secretária de Gestão Hospitalar, Vanda Paiva, reforçou a importância de fazer o levantamento das necessidades dos hospitais geridos pelo Estado para realização de cursos e capacitações. “Temos recursos disponíveis para capacitação dos nossos profissionais, que proporcionará melhoras na prestação do atendimento”, explicou.
Na visita os gestores da Saúde também se reuniram com os diretores nas unidades públicas visitadas, inclusive Hospital Público de Doenças Tropicais, Hospital Municipal e o Hemocentro para verificar a realidade dos referidos órgãos e conhecer as principais dificuldades dos hospitais parceiros, dentre elas algumas pactuações que não estão sendo cumpridas.
Além dos secretários, participaram das visitas a diretora geral de Atenção e Promoção à Saúde da Sesau, Morgana Martins dos Santos, e a diretora de gestão profissional, Valéria Biango.
Dom Orione/Hospital Municipal
Quanto à visita ao Dom Orione, o secretário da Saúde ressaltou a importância do Hospital para a Região de Araguaína. “Contamos muito com essa parceria e nós vamos ampliar o escopo de procedimentos hoje prestado pelo Dom Orione”, disse.
Já o secretário executivo da Saúde, Gastão Neder, reforça que além do diálogo com os hospitais geridos pelo Estado é indispensável discutir com os municípios como está a situação em que a saúde se encontra.
O diretor do Dom Orione, padre Márcio Almeida do Padro, destacou que a visita vem reforçar o diálogo entre o Estado e a instituição, “o que reflete num atendimento mais humanizado para a população”, afirmou. (Íris Silva)
Comentários