Prefeito ressaltou a importância do Sinduscon para o seu crescimento profissional

Homenageado na noite dessa quinta-feira, 14 de dezembro, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR), 56 anos, destacou a importância da construção civil para o desenvolvimento do Tocantins. Ele recebeu uma placa comemorativa ao lançamento do livro que conta a história dos 25 anos do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins).
Pré-candidato a governador, Dimas foi o primeiro presidente da entidade e destacou que essa experiência profissional acabou sendo fundamental para o crescimento da sua carreira. Engenheiro civil de formação, o prefeito disse que aplicou o conhecimento adquirido no Sinduscon nos projetos de infraestrutura, sempre primando pela qualidade e eficácia das obras.
A homenagem a Dimas, e às outras pessoas que presidiram o sindicato, ocorreu em coquetel festivo realizado na sede da Fieto (Federação da Indústria do Tocantins), entidade da qual Dimas também foi presidente duas vezes.
Criado em 1992 em Araguaína por Dimas e outros construtores, o Sinduscon cresceu muito ao longo dos anos. O prefeito lembrou da dificuldade que era tocar as atividades lá nos primórdios do Estado.
"Naquele tempo, o Estado estava em plena implantação de sua infraestrutura. Nós tivemos a missão de tocar as obras, sempre brigando, no bom sentido, com o Estado pelo preço justo e cuidando dos trabalhadores, inclusive fazendo o primeiro acordo coletivo de grande porte no Tocantins. Presidir o Sinduscon fez parte da minha carreira como engenheiro e me ajudou muito a galgar novos postos e chegar onde estou hoje", ressaltou o prefeito.
Ronaldo Dimas também ressaltou que tanto à frente do Sinduscom quanto da Fieto, sempre teve uma preocupação muito grande com a qualificação dos trabalhadores tocantinenses, disponibilizando cursos de formação e aprendizado.

Fundamental
Para o atual presidente do Sinduscon, Bartolomé Alba Garcia, Ronaldo Dimas foi peça fundamental para o sindicato. "Ele esteve presente desde a fundação e a criação, foi o primeiro presidente e tudo em um momento no qual o Estado era um verdadeiro canteiro de obras. Tivemos que nos virar na época. Sem o início, sem a dedicação, sem o trabalho do Ronaldo Dimas, o sindicato com certeza não estaria onde está hoje. Temos muito a agradecê-lo", frisou Bartolomé Garcia.
Já o presidente da Fieto, Roberto Pires, ressaltou o desafio enfrentado por Ronaldo Dimas ao ser comandante da organização do Sinduscon e da construção civil no Estado. Pires também enalteceu o trabalho de Dimas à frente da Fieto, destacando que foi feito com muita eficiência, "sempre defendendo o interesse da indústria e proporcionando um ambiente favorável". "Dimas foi uma marca de respeito às instituições e de trabalho muito focado em metas", salientou.

Prêmios
Dimas está no seu segundo mandato de prefeito de Araguaína. Durante as suas gestões, a prefeitura recebeu seis prêmios por causa da administração, além de cinco destaques nacionais (confira a relação completa ao final da matéria). Entre as referências, estão o "Mérito Brasil de Governança e Gestão Pública 2016", outorgado pelo TCU (Tribunal de Contas da União), "Excelência em Educação", da Fundação Ayrton Senna, "Melhor Cidade Brasileira de Médio Porte em Desenvolvimento Urbano", da Estudo Consultoria Austin Ratings.

Confira, abaixo, a relação de prêmios:

 PRÊMIOS GESTÃO

- Mérito Brasil de Governança e Gestão Pública 2016 (TCU);
- Finalista nacional Prefeito Empreendedor 2016 e 2016 (Sebrae);
- Prêmio Doutor Eduardo Novais Medrado - ações de controle da hanseníase (Mostra Norte e Nordeste de Experiências na Atenção Básica);
- 1º lugar Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal 2015, à frente de Palmas;
- 100% de aprovação em quatro eixos de política de desenvolvimento do Sebrae;
- Selo Unicef Município Aprovado;
- Excelência em Educação (Instituto Ayrton Senna);
- Salto na nota do Ideb de 4,3 em 2007 para 5,4 em 2013.
 
DESTAQUES NACIONAIS

- Araguaína uma das 20 metrópoles do Futuro (Revista Veja);
- Cidade emergencial com crescimento das classes A e B - Riqueza no interior do Brasil (Revista Exame);
- Araguaína está entre 11 municípios brasileiros que estão acima da média nacional do Ideb (Revista Época);
- Melhor Cidade Brasileira de Médio Porte em Desenvolvimento Urbano (Estudo Consultoria Austin Ratings);
- Quarta melhor cidade em IDH (Revista Veja).