(PALMAS-TO) - Uma paciente de 52 anos foi a primeira no HGPP – Hospital Geral Público de Palmas a ser submetida a um procedimento cirúrgico endoscópico para retirar um cálculo na via biliar por meio da técnica colangiopancreatografia retrógrada endoscópica ou CPRE. A cirurgia foi nesta terça-feira, 08, após o Hospital adquirir o aparelho duodenoscópio, cateter e demais acessórios para o tratamento, que é realizado por um médico endoscopista.
Até o momento, o serviço era terceirizado e os pacientes atendidos em Araguaína, mas o HGPP passa a realizar o procedimento com a equipe de saúde sendo chefiada pelo endoscopista Edson Osshiro, único especialista na execução deste exame no Hospital.
Osshiro avalia o procedimento como minimamente invasivo e de menor morbidade. “Além das vantagens aos pacientes, a administração pública diminuirá os custos com o procedimento”, ressaltou.
Em regra, as razões mais comuns para realizar uma CPRE incluem, entre outras: a remoção de cálculos dos canais biliares (causa mais comum); a necessidade de detecção de estenoses (estreitamentos), obstruções, irregularidades e lesões dos canais biliares e de alterações do fluxo biliar e pancreático, quando estão presentes sintomas que as possam sugerir; a avaliação de casos de icterícia quando se suspeita de envolvimento dos canais biliares; a realização de biopsias e o esclarecimento de achados de outros exames.

Procedimento
A duração média do procedimento é de cerca de 1h30, salvo situações especiais. No dia imediato ou seguinte ao procedimento, na ausência de intercorrências clínicas, o paciente recebe alta hospitalar.
A CPRE é realizada numa sala equipada com raios X, com o paciente deitado sobre o abdômen. O duodenoscópio é introduzido através da boca do paciente até a segunda porção duodenal. O aparelho é um tubo longo e flexível que possui na sua extremidade uma fonte de luz e uma câmara de vídeo que transmite imagens ampliadas e de elevada definição para um monitor presente na sala onde o exame é realizado. Um cateter é introduzido a fim de avaliar radiologicamente a anatomia das vias biliares e do ducto de Wirsung, pela admistração de contraste radiopaco pelo cateter injetor seguida de radiografias seriadas do abdômen.