Gurupi (TO) - A cidade de Gurupi vai sediar a 1ª Feira de Artesanato da região sul do Tocantins. A expectativa é que estejam reunidos mais de 100 artesãos daquele município, Peixe, Alvorada, Formoso e Aliança do Tocantins.
Iniciado nessa quiinta-feira, 7, o evento prossegue até sábado, 9, e está sendo realizado na Avenida Maranhão entre Ruas 2 e 3 em frente a sala do artesanato anexo ao Centro Cultural Mauro Cunha. Na quinta-feira e sexta-feira, 8, a feira funciona das 14 horas às 20  horas. Já no sábado, acontecerá das 9 horas às 20 horas. 
De acordo com a presidente da Associação de Mobilização e Integração Gurupiense dos artesãos (Amiga), Arlene Figueiredo, o objetivo da feira é apoiar e incentivar a produção e a comercialização direta junto ao consumidor.
“Temos na feira a oportunidade de alcançar mais gente. E também de oferecer as pessoas artesanatos especiais para o dia das mães, com isso estreitar os laços com a população, além de incrementar a renda familiar”, afirmou Arlene.

Preservando a cultura local

Para a secretária da Cultura e Turismo, Zenaide Costa, a realização do evento, além de ser uma forma de incentivar os artesãos, garante a preservação da cultura local.
“Inúmeras famílias de nossa região garantem a sobrevivência e a manutenção de suas casas por meio de trabalhos artísticos. São mulheres e homens que trazem essa sabedoria ao longo de muitos anos e que não podemos deixar morrer”, enfatizou a secretária.