(Guaraí-TO) - Quatro candidatos a Prefeitura de Guaraí. Esse é o cenário que está sendo desenhado na cidade para o pleito de outubro. Da base do Palácio Araguaia, estão com a pré-candidatura lançada o agropecuarista Genésio Ferneda ( PSD) e o advogado Francisco Júlio (PSDB). Já a oposição sustenta os nomes da professora Kátia Cristina (PT) e do pecuarista Donizete Rocha (PDT). A grande charada das eleições em Guaraí é quem vai apoiar quem.
A convenção do PDT deve acontecer no sábado, 30, às 16h30. Conforme Donizete, sua pré-candidatura é apoiada pelo PSDC, PSB, PFL e PMDB e seu vice seria o ex-secretário de Governo da gestão Marcelo Miranda (PMDB), Manoel de Paula Bueno. Bueno é um dos mais de 400 gestores que estão com o nome na lista de contas rejeitadas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), divulgada quinta-feira, 21.
Dentro dessa esfera, o pré-candidato do PSDB, Francisco Júlio, também garantiu que o PSDC, PSC, PRB, PTB e PV estariam apoiando sua campanha, e que existe uma conversa avançada sobre receber o apoio do DEM. Conforme o pré-candidato, a convenção do partido também será no sábado, às 9 horas. Na chapa, que já conta com 28 pré-candidatos a vereadores, o vice será o atual presidente da Câmara de Guaraí, Carlos Gomes (PSC).
Quanto à candidatura da vereadora Kátia Cristina, já recebeu a adesão do PP, mas continua com deliberações com o DEM. A vereadora é a única pré-candidata que não tem o nome do vice definido e, esse nome – afirmou uma fonte - só será conhecido no sábado, dia da convenção do partido. A fonte ainda declarou que existem grandes possibilidades de a chapa de Kátia ser pura.
Há ainda a candidatura do agropecuarista Genésio Ferneda, único pré-candidato que fará sua convenção na sexta-feira, 29. O pré-candidato afirmou ao blog que caminharão junto com ele o PR, PMN, PV e existem conversas avançadas com o PSDC. Na chapa, o vice será o vereador Bené da Voice (PPS) e já contaria com 26 pré-candidatos a vereador. O pré-candidato já pensa no plano de governo a afirmou que vai pautar o projeto em três frentes: educação, saúde e emprego.
Dentro dessa esfera política, quatro partidos parecem estar apoiando mais de um pré-candidato: PSDC, PMN, PR e PV. O blog entrou em contato com todos os partidos, mas só conseguiu informações com o presidente do PMN em Guaraí, Francisco Ramos. Segundo ele, o PMN vai apoiar a candidatura de Fernedo. Até sábado, todo esse cenário pode sofrer mudanças.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14439
Comentários