CGU e PF na concessionária Marca Motors, em Palmas - ,, Divulgação

O ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), vários ex-secretários municipais, servidores públicos, além de empresários, concessionárias e locadoras de veículos, foram alvos da Operação Carta Marcada, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (21), para investigar um esquema criminoso para o direcionamento de licitações e desvio de recursos federais através de contratos de aluguel de carros na Prefeitura de Palmas.
A operação realizada em conjunto com a Controladoria Geral da União cumpre 8 mandados de prisão temporária e 27 mandados de busca e apreensão nos estados do Tocantins, Pará, Goiás, Santa Catarina e no Distrito Federal. 
A organização criminosa, composta por três núcleos distintos [agentes políticos, funcionários públicos e empresários], é suspeita de ter se apropriado de mais de R$ 15 milhões através dos contratos investigados.

EX-PREFEITO DE PALMAS
A Justiça afastou o sigilo fiscal do ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB), para que sejam fornecidas as declarações de Imposto de Renda referentes aos anos-calendários de 2014 a 2019, bem como os dossiês integrados contendo todas as informações disponíveis na base de dados da Receita Federal.
A Justiça também quebrou o sigilo de dados bancários de Amastha, para que as instituições financeiras forneçam, no prazo de 30 dias, as informações bancárias referentes às suas contas e respectivas movimentações, aplicações financeiras e todas as operações bancárias ativas e passivas realizadas no período de 01.01.2014 a 30.06.2019.

PRESOS PELO PRAZO DE 5 DIAS
Adir Cardoso Gentil / Christian Zini Amorim / Claudio De Araujo Schuller / Marco Zancaner Gil

PRESOS PELO  PRAZO DE 3 DIAS
Luciano Valadares Rosa / Carlo Raniere Soares Mendonça / Cleide Brandao Alvarenga / Jose Emilio Houat

PRISÃO NEGADA
A Polícia Federal chegou a pedir outras prisões, mas a Justiça negou alegando ausência dos requisitos necessários. São eles: Públio Borges Alves (ex-procurador Geral de Palmas), Otoniel Andrade Costa (ex-prefeito de Porto Nacional), Douglas Resende Antunes, Luiz Carlos Alves Teixeira e Berenice de Fátima Barbosa Castro Freitas (irmã do vice-governador do Estado).
Contudo, a Justiça autorizou busca e apreensão nas residências, escritórios e empresas de todos eles, além de quebra de sigilo de dados bancários.

EMPRESAS INVESTIGADAS
A PF também cumpriu mandado de busca e apreensão na sede de várias empresas que atuam no ramo de venda e locação de veículos. São elas: Disbrava Distribuidora de Veículos do Norte / Marca Representações Comerciais Ltda / Palmas Aluguel de Carros /  MC Serviços / Locavel Serviços / Prefeitura De Palmas - Garagem Central E Setor De Abastecimento De Veículos 

SIGILO BANCÁRIO
Também foi determinado que as instituições financeiras forneçam, no prazo de 30 dias, as informações bancárias referentes às contas e suas respectivas movimentações, aplicações financeiras e todas as operações bancárias ativas e passivas realizadas pelas pessoas físicas e jurídicas listadas a seguir, no período de 01.01.2014 a 30.06.2019.
Adir Cardoso Gentil / Alessandro Brito Barbosa / Berenice De Fátimas Barbosa C. Freitas / Brenno de Souza Ayres / Carlo Raniere Soares Mendonça / Carlos Enrique Franco Amastha / Christian Zini Amorim / Claudio De Araujo Schuller / Cleide Brandao Alvarenga / Disbrava Distribuidora De Veículos Do Norte / Douglas Resende Antunes / Gleydson Ranyere Alves Barbosa / Jose Emilio Houat / Locavel Servicos / Luciano Valadares Rosa / Luiz Carlos Alves Teixeira / Marca Representações Comerciais Ltda / Marco Zancaner Gil / Mc Serviços / Otoniel Andrade Costa / Palmas Aluguel De Carros / Paula Zancaner Gil / Pedro Cursino De Oliveira / Publio Borges Alves.