PALMAS - O diretor comercial e membro da comissão executiva do grupo empresarial português Lena, André do Espírito Santo, foi recebido na tarde de quarta-feira, 22, na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). O grupo tem atuação em diversas áreas de negócios em países da Europa, África e América do Sul, entre eles o Brasil, onde está presente nos estados da Bahia e do Pará.
Em reunião com o subsecretário José Carlos Bezerra, o superintendente de Desenvolvimento Econômico, Vilmar Carneiro, e técnicos da Sedetur, o diretor explicou a diversidade das atividades empresariais do Grupo Lena, que vão desde a indústria da construção civil ao meio ambiente e produção de energias renováveis.
O empresário assistiu a uma apresentação sobre o Estado, na qual foram mostradas as vantagens do seu posicionamento geográfico no centro geodésico do Brasil, a extrema luminosidade e o período chuvoso definido, ambos favoráveis ao agronegócio; a bacia hidrográfica e o modal de transporte - ideais para a logística. O bioma composto 88% de cerrados (equivalente às savanas europeias); a topografia 82% plana, com somente 10% de declividade, extremamente favorável à agricultura; o potencial minerário; os incentivos fiscais do Governo do Estado a investidores externos e também do governo federal pelo fato de o Tocantins pertencer à Amazônia Legal; e a integração do estado ao projeto Matopiba, também foram expostos, assim como alguns projetos em que o Governo tem interesse em firmar parcerias público-privadas.
Para o subsecretário José Carlos, visitas como a do executivo do Grupo Lena são significativas, pois indicam que o Tocantins desperta interesse como um estado aberto a novos investimentos. “Esse grupo já está na Bahia e no Pará, e eles sabem que aqui oferecemos boas condições para investimentos. Aqui há oportunidades para grandes negócios”, afirmou.