(PALMAS-TO) - A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro será no domingo, 19, e espera receber cerca de 20 mil corredores para a disputa na cidade maravilhosa. E o Tocantins terá pelo menos 20 representantes na competição.
O grupo de corrida tocantinense Marcão Triathlon Club (MTC), que tem em seu plantel 100 atletas, pretende levar 22 deles para a edição deste ano da corrida, uma das mais tradicionais do Brasil.
O treinador da equipe, o profissional de educação física Marco Túlio Pereira, o Marcão, afirmou que a proposta de trabalho não é voltada para o atleta de alto rendimento, e sim para pessoas comuns, pelo simples prazer do esporte e superação. Sendo assim, não há pretensões de resultados no Rio.
Apesar de o grupo ser composto por pessoas comuns e amadores, entre eles encontram-se atletas experientes como Rosimeire Gusmão, que em três anos de treinamento, já participou de várias meia-maratonas, inclusive em Buenos Aires, na Argentina, e a dupla Renilson Barbosa e João Paulo Garcia, que chegaram em terceiro lugar na Maratona Pão de Açucar de Revezamento, entre outros que já competiram no Chile e na França.
O grupo embarca entre quinta-feira, 16, e sábado, 18, com atletas que pretendem terminar a prova em 1h30min.
Com largada na praia de São Conrado, a partir das 8h30 de domingo, a Meia Maratona do Rio promete passar por belas paisagens da cidade até chegar ao Aterro do Flamengo. Entre os corredores de elite, estão confirmados os atuais campeões recordistas da prova, os quenianos Mark Korir, com 1h01min33, e Eunice Kirwa, com 1h10min29.