(PALMAS-TO) - O Governo do Tocantins, por meio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e demais órgãos competentes, deu início à Operação Integrada Carnaval Seguro, uma reunião de esforço para proporcionar a toda a comunidade tocantinense a maior tranquilidade possível durante o carnaval.
Segundo o comandante do Policiamento da Capital, coronel Messias Lopes da Conceição Júnior, para tanto, “já começamos a operação e vamos toda esta semana que antecede as atividades carnavalescas e durante as folias atender o que a comunidade pediu, com equipes em todos os locais onde terão apresentação de grupos, escola de samba, reuniões religiosas, matinês, blocos ou festas em escolas. Todos os pedidos nós atenderemos”.
Especificamente em Palmas, segundo o coronel, as equipes estarão na Praia das Arnos, Avenida Teotônio Segurado, 406 Sul, na 407 Norte e na Avenida Palmas Brasil. Em Taquaralto o policiamento ficará do Aureny I ao III, dentro do circuito lançado pela Prefeitura. Em Taquaruçu também terá efetivo e no ginásio Airton Sena o policiamento atenderá a comunidade evangélica, que reúne em média 10 mil pessoas diariamente. “Dentro do cronograma teremos efetivo da Polícia Militar, prefeituras locais, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Em Palmas teremos até uma delegacia móvel, na Teotônio, para resolver as questões que surgirem ainda no local”, enfatizou.
Apesar das equipes nos locais de folia, o coronel garante que o efetivo de ronda não será prejudicado, principalmente porque nesta época muita gente deixa suas residências para visitar parentes ou para festejar em outras cidades. “O efetivo que estaremos usando na segurança do carnaval não é o operacional das ruas, que continuará cuidando das áreas comerciais e residenciais normalmente, para que os indicadores não subam”, afirmou, acrescentando que o administrativo e as equipes especializadas, como a ambiental, serão remanejados para reforçar a segurança durante a operação.
Dicas de segurança
“A principal dica que damos aos cidadãos é que usem a consciência. Os que forem viajar tomem os cuidados necessários com os veículos, não dirijam como sono, usem cinto de segurança e não esqueça documentação e para os que forem ficar nas cidades, que tome cuidado com o excesso de bebida alcoólica, pois será utilizado nas nossas fiscalizações o etilômetro e se for verificado o consumo excessivo o cidadão será enquadrado no Código de Transito Brasileiro e até no Código Penal”, enfatizou Messias, acrescentando que “sejamos que todos se divirtam com o máximo de responsabilidade”.
Operação
Segundo informações da Polícia Militar, a ação acontece nas cidades tocantinenses que são sede de macroregiões, onde existe maior circulação de pessoas e algumas possuem ligação com outros estados. São elas: Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Dianópolis, Araguatins, Miracema, Filadélfia, Xambioá e Couto Magalhães.
Para a execução das atividades estarão envolvidos a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, Guarda Metropolitana, ATTM - Agência de Trânsito Transporte e Mobilidade, Corpo de Bombeiros, ATR - Agência Tocantinense de Regulação, Sefaz - Secretaria da Fazenda e Departamento de Trânsito, além do apoio do Juizado da Infância e Juventude. Com um efetivo de 316 homens serão realizadas blitzen “para fiscalização de veículos e pessoas, visando retirar de circulação, delinquentes, veículos irregulares, armas e entorpecentes, além de abordagens em locais suspeitos”, informou o comandante.
Comentários