(PALMAS-TO) - Para levar novos conhecimentos aos produtores rurais e ampliar a renda, principalmente aos que atuam na agricultura familiar, o governo do Estado tem proporcionado diversos cursos para ampliar a produtividade de muitas famílias do interior do Tocantins.
Os cursos oferecidos são direcionados de acordo com as demandas levantadas por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), que estão em contato direto com as comunidades rurais das cidades tocantinenses. "Temos vários cursos que são oferecidos, como o de panificação, sabão caseiro, processamento de frutas e de conservas. Tudo feito levando em conta a potencialidade local e aquilo que a comunidade quer explorar", explicou a extensionista do Ruraltins, Hermina Martins.
Um exemplo de sucesso é o da salgadeira Maria de Deus, que já trabalhava como vendedora de roupa em Combinado, distante 464 quilômetros de Palmas, participou do curso de panificação oferecido pelo governo e agora pode contar com um complemento na renda. "Antes, minha renda era R$ 1 mil e agora é de R$ de 1.800 e isso consegui só com a venda de salgados e roscas, ou seja, nem produzi tudo àquilo que aprendi no curso. Tudo o que faço é vendido, por isso valeu muito a pena. A gente só sabe que o curso é bom mesmo quando coloca em prática", comemorou a vendedora.
Quem também participou do curso foi Adalto Oliveira Martins, que é proprietário de uma padaria em Babaçulândia, a 435 quilômetros de Palmas. "Já sabia algumas coisas, mas no curso aprendi a fazer outras como biscoito de queijo, torta salgada, pão de batata, produtos que eu vendo por encomenda e que me garantem uma renda extra para o pagamento das contas mensais, como a energia elétrica", contou ele.
Após a realização dos cursos, os produtores que não contam com estabelecimento comercial são estimulados pelo governo, a comercializar os produtos nas feiras, entre os moradores da cidade, e também através do Programa de Aquisição de Alimentos - Compra Direta. Com essas ações, o governo fortalece a inclusão social, incentivando a construção e consolidação de formas associativas para o fortalecimento dos pequenos agricultores. Para esse ano, a meta do governo é capacitar 500 pessoas que estarão aptas para alavancar seu próprio negócio e melhorar a qualidade de vida.

Confira os cursos oferecidos pelo Ruraltins
Administração Rural; Alimentação Alternativa; Apicultura; Artesanato; Avicultura ; Bovinocultura do Leite/Corte; Caprinocultura; Cooperativismo/Associativismo; Culinária; Cultivo da Mandioca; Culturas Anuais (arroz, milho e feijão); Dirigentes de Associação; Fruticultura; Gerenciamento e Comercialização; Gestão Ambiental; Inseminação Artificial; Mecanização Agrícola; Nutrição Animal; Olericultura; Organização Rural; Piscicultura; Processamento Artesanal da Mandioca; Processamento Artesanal de Frutas; Processamento Artesanal do Leite; Processamento Artesanal do Pescado; Processamento da Cana-de-açúcar; Recuperação de Pastagens; Sabão Caseiro; Salgados; Sistemas Agro-florestais; Suinocultura; Tratorista; Vaqueiro; Viveiro de Mudas; Processamento Artesanal da Carne de Bode; Processamento Artesanal do Pequi. (Giuliano Germano/ATN)