A primeira inauguração será na Escola Estadual Indígena Kupsinã, localizada na Aldeia Buritizal, em Tocantínia

(PALMAS-TO) - O governo do Estado inicia nesta terça-feira, 28, às 16 horas, a entrega de obras de reforma e construção de escolas nas comunidades indígenas. A primeira inauguração será na Escola Estadual Indígena Kupsinã, localizada na Aldeia Buritizal, em Tocantínia.
Em seguida, serão entregues a Escola Estadual Indígena Kawe, localizada na Aldeia Paraíso, Escola Estadual Indígena Dakmaai, na Aldeia Rio Preto, Escola Indígena Dawapsikwã, na Aldeia Santa Cruz, Escola Indígena Tezari, na Aldeia São José, Escola Indígena Mrãite, Aldeia Santo Antônio, e Escola Indígena Wazare, na Aldeia Baixa Funda, todas localizadas no município de Tocantínia. Um investimento de mais de R$ 1 milhão.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), com a construção destas escolas, o governo do Estado demonstra a prioridade em relação à Educação Indígena, atendendo as especificidades de cada aldeia, com educação na modalidade multiseriada. Para as aulas nestas escolas estão matriculados 88 alunos.
Cada escola é formada por uma sala de aula, setor administrativo, cozinha, banheiro e área de recreação.

Educação Indígena
No Tocantins, a Secretaria da Educação (Seduc) atende 5.540 indígenas, sendo: 1.643 alunos Krahô; 157 Xambioá; 539 Javaé; 1.213 Xerente; 873 Apinajé; 1.073 do Karajá e 42 Krahô Kanela.
São 350 professores que trabalham em 92 escolas, sendo 8 delas na Diretoria Regional de Ensino de Araguaína; 8 na DRE de Gurupi; 30 na DRE de Miracema; 22 na DRE de Pedro Afonso; 12 na DRE de Paraíso e 12 na DRE de Tocantinópolis.