(PALMAS-TO) - O Governo do Estado, através da Secretaria da Juventude e dos Esportes, anuncia para as 15h do próximo domingo, 13, em Barrolândia, o primeiro de 81 telecentros. Um espaço vital de acesso a serviços, trabalho, pesquisa e outras fontes de conhecimento e suporte à população e, em especial, à juventude, enfatiza o secretário Olyntho Neto, que deverá estar presente no ato inaugural do equipamento comunitário na cidade vizinha, em parceria com a Apae local.
O secretário adianta que, de início, o Governo Estadual irá implantar 35 telecentros e, na fase seguinte, será efetivado o restante. Os telecentros contam, além de sala, com 10 computadores, retroprojetores e auxílio de dois monitores, com carga de seis horas cada um.
Pessoas serão selecionadas via edital a partir de fevereiro, sendo remuneradas com valor entre R$ 200,00 e R$ 480,00, dependendo do porte do município e da respectiva demanda de trabalho. Numa segunda etapa, o gestor da Sejuves afirma que os telecentros partirão para ofertar cursos de capacitação.
Os telecentros da juventude, iniciativa do Governo Federal em parceria com o Governo Estadual, é um local aberto à juventude e ao povo em geral. Ali, conforme observa Olyntho Neto, o espaço torna-se referência para que a juventude disponha de acesso para realização de trabalhos acadêmicos, pesquisa e oportunidades de trabalho e emprego, à internet e, óbvio, com as restrições, como em geral ocorre em outros meios, de não ser permitido o incitamento às práticas reprováveis, exemplos das drogas, apologia ao crime, ao racismo e outros situações, frisa o secretário. (Gilberto Aquino)