(PALMAS-TO) - Atualmente, mais de três mil pacientes do Tocantins que necessitam de medicamentos em nível ambulatorial recebem esse material gratuitamente, por meio do serviço de Assistência Farmacêutica mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O serviço, que visa a garantir a completude do tratamento, é acessível aos pacientes que fazem uso continuo de algum medicamento com acompanhamento médico, desde que formalizem o pedido junto à Sesau.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), quem necessita de medicamentos para doenças crônicas, por exemplo, pode entrar com o pedido e a documentação necessária junto à Assistência Farmacêutica. Os medicamentos são adquiridos e entregues aos pacientes. No mês de dezembro, por exemplo, foram aplicados mais de R$ 200 mil na compra desses medicamentos especializados.
Esse serviço garante o tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), publicados pelo Ministério da Saúde.
O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS - Sistema Único de Saúde.
“Venho pegar os remédios na Assistência Farmacêutica para minha esposa, que faz hemodiálise e necessita de medicação todos os meses. É um serviço que funciona muito bem”, revela o administrador de empresas Willys Pimenta.

Melhorias
Está sendo implantado na Assistência Farmacêutica um sistema para controle e distribuição de medicamentos: o Hórus – Sistema Nacional da Assistência Farmacêutica. A ferramenta permitirá o acompanhamento individualizado do uso de medicamentos e o controle da distribuição e do estoque em tempo real.