(PALMAS-TO) - O Governo do Tocantins comemora a aprovação, junto ao BNDS - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, de um projeto que prevê financiamento não reembolsável na ordem de R$ 5 milhões para o CBM - Corpo de Bombeiros Militar, usando o Fundo da Amazônia.
O CBM do Tocantins é o segundo do país a conseguir os recursos deste fundo. De acordo com o comandante da corporação, Coronel Erli Lemes de Lima, o aporte será destinado à estruturação do Corpo de Bombeiros com o objetivo de facilitar os trabalhos de conservação da Amazônia e do Cerrado. “Nós vamos melhorar a nossa infraestrutura para proteção florestal adquirindo equipamentos e investindo em capacitação que melhore os trabalhos de combate a incêndios florestais”, disse.
De acordo com o capitão Leonardo Gomes Coelho, serão adquiridos, dentre outros equipamentos, carros, caminhões e lanchas. Esse novos itens adquiridos serão utilizados, principalmente, na região Centro-Norte do Tocantins, onde está concentrada a principal faixa do bioma Amazônia.
Além dos equipamentos de infraestrutura, o montante também servirá para implementação da Sala de Situação, local destinado ao monitoramento de focos de incêndios florestais em todo o Estado do Tocantins.
Ainda segundo o capitão Leonardo, o Governo já trabalha na elaboração de um projeto complementar que visa à obtenção de novos valores junto à instituição financeira nacional. “O dinheiro existe e nós pretendemos conseguir mais para o Tocantins”.
O que é o fundo?
O Fundo da Amazônia foi criado pelo Governo Federal com a intenção de captar e administrar recursos que devem ser destinados à proteção do Bioma Amazônia.
Dos recursos, alguns provenientes de outros países, 80% são para utilização dos estados que compõem a Amazônia. O restante pode ser pleiteado pelas outras unidades da Federação ou por outros países que também têm esse bioma em sua composição. (Erica Lima)
Comentários