Fiscal da Aged inspeciona casas agropecuárias como uma das ações de controle da brucelose e tuberculose

Às vésperas da campanha nacional de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa – que acontece durante os meses de maio e novembro – a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) dá início às supervisões do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose Tuberculose (PNCEBT) em suas 18 Unidades Regionais. As fiscais estaduais agropecuárias, Adriana Prazeres e Amélia Soraya, estiveram, de segunda (11) a quinta-feira (14), em Balsas, onde inspecionaram casas agropecuárias, laboratórios e propriedades de criação de gado. Além disso, elas realizaram reuniões técnicas com as equipes das Unidades Locais e ofereceram treinamento de vacinação contra brucelose para veterinários.
O objetivo da supervisão é atualizar fiscais, médicos veterinários e revendedores de vacinas quanto às legislações regulamentadas pelo PNCEBT. Diferentemente da febre aftosa, por exemplo, a vacinação contra brucelose, que é obrigatória em fêmeas de 3 a 8 meses de idade, só pode ser administrada por um médico veterinário cadastrado junto à Aged. “Nós estamos, primeiro, fazendo a capacitação dos médicos veterinários autônomos que atuam no estado para que possamos desenvolver melhor esse programa. Essa é uma meta tanto do governo federal quanto nossa, aqui, no Maranhão”, declarou o presidente da Aged, Sebastião Anchieta.
Nas vistorias realizadas em Balsas, a equipe da Aged não encontrou irregularidades. “Foram fiscalizadas três casas agropecuárias que se encontravam dentro dos padrões preconizados pela legislação”, garantiu a fiscal Adriana Prazeres.

Mais atentos

Além de comprometerem a saúde do gado, reduzindo a produtividade, causando perda de peso e outros prejuízos, a brucelose e a tubérculo são zoonoses, ou seja,doenças que atacam os animais, mas também podem ser transmitidas ao homem.
“Nós temos que ter muito cuidado com elas. Então, há o Programa do Ministério da Agricultura para realizar esse controle e, esse ano, nós vamos aproveitar a campanha contra a aftose e fazer esse trabalho conjunto”, explicou o presidente da Aged.