(PALMAS-TO) - Com o objetivo de garantir um carnaval sem atentados à vida, com o menor número de ocorrências possível e combater os assaltos, o Governo do Tocantins entregou na manhã dessa quarta-feira, 8, veículos e equipamentos ao Giro - Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva, da Polícia Militar.
Segundo o governador, “a Polícia Militar está mais exposta. Até mesmo parada é atacada e por isso deve resguardar sua integridade física a e de suas famílias. Para ajudar nos trabalhos estamos entregando viaturas modernas e equipamentos modernos, principalmente para as ações durante o carnaval. Queremos um carnaval absolutamente passível em todas as áreas, pois o povo vai em busca de festa e congraçamento”, afirmou.
Ainda se referindo ao carnaval, o governador afirmou que a cultura e a publicidade de consumo de bebida alcoólica tem gerado grandes prejuízos. “O consumo do álcool aumenta o trabalho e o risco dos policiais militares. Faço votos que eles não encontrem nada que afete sua integridade e segurança, mas é preciso guardar acima da segurança de cada um, a integridade da população que paga nosso salário”, enfatizou Siqueira Campos.
Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marielton Francisco dos Santos, os equipamentos recebidos são muito importantes. “Recebemos veículos que permitem ações de alta complexidade, principalmente para combater os assaltantes. Eles serão utilizados primeiramente na Operação Pré-carnaval, que começa nesta sexta-feira, 10, e só termina depois das festas”, afirmou.
Operação
Sobre a operação, o comandante afirmou que as equipes estão trabalhando na logística para garantir segurança no carnaval. “Estamos observando os locais mais críticos, como as cidades onde acontecem as festas, como na Capital e nas cidades do interior, e estaremos remanejando efetivo das cidades que não terão festa, para estas localidades e assim atender às demandas”, destacou.

Equipamentos
Foram entregues 42 motos, 19 bafômetros, 155 coletes antibalísticos, 930 cartilhas sobre a atuação policial na proteção dos direitos humanos de pessoas em situação de vulnerabilidade, elaboradas pelo Ministério da Justiça, 402 granadas, 100 espagidores de agente de pimenta e um lançador de munições. (Aldenes Lima/Secom)