(PALMAS-TO) - O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro ), entregará os títulos de terras aos licitantes de lotes familiares e empresariais do projeto de Irrigação Manuel Alves, na 12ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins. A Entrega será na sexta-feira, 11, às 10 horas.

Conforme a Secretaria de Comunicação SOcial do Estado (Secom), durante a Agrotins, os irrigantes vão participar de uma vasta programação. Nesta quarta-feira, 9, e quainta-feira, 10, acontece o Fórum Nacional da Agricultura Irrigada. No dia 10, os irrigantes visitam o sistema de irrigação de Lagoa da Confusão.

Fórum
No fórum os participantes poderão conhecer as tecnologias voltadas para o plantio irrigado. Na programação, palestras sobre o “Novo Código Florestal”, o “Potencial de Desenvolvimento da Irrigação no Estado do Tocantins”, “Irrigação em Várzeas Tropicais no Vale do Araguaia”, “Licença Ambiental Conjunta” e “Avaliação Participativa da Qualidade do Plantio Direto”, entre outras.

Projeto Manuel Alves
O projeto de fruticultura irrigada Manuel Alves, um dos maiores do Brasil, fica em uma área de 20 mil hectares, em terras dos municípios de Dianópolis e de Porto Alegre do Tocantins e destina-se principalmente à exploração da agricultura irrigada (fruticultura tropical). O governo vem investindo na infraestrutura do Projeto, formado por estações de bombeamento, canais de irrigação, estações pressurizadoras e adutoras tubulares. A barragem do Rio Manuel Alves produziu um reservatório com 241 milhões de litros d’água. A área do projeto é dividida em lotes de duas categorias: empresariais e para pequeno produtor qualificado.