Os secretários de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, e o de Fazenda, Marcellus Ribeiro, e o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), Raimundo Coêlho, discutiram, na segunda-feira (16) questões relacionadas à estrutura da tributação da carne no Maranhão.
A reunião foi motivada após diálogos com criadores de gado, sobre notificações de irregularidades registradas nos últimos anos e distorções identificadas entre os registros na Guia de Transito Animal (Gta) e de notas fiscais de comercialização de gado.
De acordo com Simplício Araújo, o objetivo é potencializar a cadeia produtivo da carne, avançando para organizar e registrar toda a movimentação da cadeia em território maranhense.
“Estamos alinhando com todos os setores envolvidos com as questões em torno da cadeia da carne e uma delas, é a tributação. Conversando para que, dentro de uma normatização mais justa e isonômica, possamos promover o equilíbrio de todos os elos de insumos a disposição do mercado maranhense”, ressaltou Simplício Araújo.
O presidente da Faema, Raimundo Coêlho, propôs uma parceria entre Governo, Faema e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para esclarecer dúvidas referentes as questões tributárias voltadas para o setor. “Foi muito positivo esse contato com o Governo, abrindo um diálogo, ajudando com sugestões. A receptividade por parte do Governo garante com que a gente possa está estreitando essa parceria, revendo as pautas”, disse.
Após as discussões, ficou acordado que a Secretaria de Fazenda vai organizar os registros de comercialização da carne de gado no Maranhão e deixou aberta a participação da Faema e dos pequenos e médios produtores de carne na mesa de trabalho para a elaboração da proposta. A Secretaria de Indústria e Comercio está finalizando estudos do mercado de carne no Maranhão, a Faema vai propor mudanças na pauta e estrutura tributária.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15610
Comentários