(PALMAS-TO) - Um recurso financeiro na ordem de mais de US$ 168 milhões será investido em diversas obras de infraestrutura viária no Tocantins. O dinheiro faz parte de uma operação de crédito realizada pelo governo do Estado com o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria S/A (BBV).
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), uma missão do governo do Estado composta dos secretários Alexandre Ubaldo, da Infraestrutura; Vanda Paiva, do Planejamento e Modernização da Gestão Pública; e do procurador-geral do Estado, André Luiz de Matos, embarcará para a Itália, na sexta-feira, 22, para negociar os termos do contrato com o Banco. A viagem prossegue até o dia 30.
Conforme a secretária de Planejamento e Modernização da Gestão, Vanda Paiva, o BBVA irá realizar o financiamento juntamente com um banco alemão. “O total do financiamento é de pouco mais de US$ 143 milhões, o restante faz parte da contrapartida do Estado”, explicou ela.
A secretária destacou que durante a visita todos os termos da minuta do contrato serão debatidos entre os representantes do governo brasileiro e os integrantes da instituição financeira. “Após isso, voltaremos ao país com uma minuta, acordada entre as partes, que seguirá para aprovação do Senado Federal”, frisou ela dizendo acreditar que o contrato seja assinado em meados de setembro.
O montante será utilizado na construção de 15 pontes (nas cidades de Campos Lindos, Recursolândia, Formoso do Araguaia e Miracema) e no término da ponte de Barra do Ouro. Além disso, quatro trechos de rodovias devem ser pavimentados. São eles: TO-130, entre Santa Tereza e Ponte Alta do Tocantins; TO-239, entre Itapiratins e Itacajá; TO-020, entre Recursolândia e Campos Lindos; e TO-425, entre Bielândia e Barra do Ouro. “Essas obras tem como objetivo melhorar o escoamento da produção tocantinense e foram propostas partir de um estudo realizado pela secretaria da Infraestrutura respeitando os anseios populares provenientes da Agenda Tocantins”, completou a gestora.