(Paraíso-TO) - Com o intuito de beneficiar os agricultores familiares dos 18 municípios da Região Centro-Oeste do Tocantins, o governo do Estado realizou na tarde desta segunda-feira, 11, na sede do Sindicato Rural de Paraíso do Tocantins, a entrega de 18 kits de máquinas e implementos agrícolas. A aquisição dos equipamentos agrícolas, que beneficiará os 139 municípios tocantinenses, é parte Programa Estadual Pró-Município.
Durante a solenidade, o secretário de Relações Institucionais destacou a importância da parceria entre o governo do Estado e municípios, para as diversas áreas, como saúde, infraestrutura e agricultura. "Através de um trabalho municipalista, vamos entregar 230 patrulhas mecanizadas, aos 139 municípios, o que significa 80 mil horas de trator por ano, para transformar a agricultura familiar tocantinense" afirmou Eduardo Siqueira.
De acordo com o secretário da Agricultura, Jaime Café, os equipamentos agrícolas adquiridos pelo governo do Tocantins serão cedidos aos municípios, para atender exclusivamente ao pequeno produtor rural. "O Governo realiza uma parceria com os municípios, que serão responsáveis pela gestão desses equipamentos, oferecendo o tratorista para atender os agricultores familiares", explicou o secretário.
O prefeito de Paraíso do Tocantins também destacou a importância da parceria do governo do Estado com os municípios. "Esses equipamentos vão atender aos menos favorecidos, que precisam dessa assistência, que precisam dessas parcerias, em prol do desenvolvimento do nosso Estado", afirmou Moises Avelino, durante a cerimonia de entrega das máquinas.
Beneficiados
Os 18 municípios da Região Centro-oeste do Tocantins contam com 4.500 famílias, totalizando mais de 18 mil pequenos agricultores, que serão beneficiados com a entrega das máquinas e implementos agrícolas. Cada Kit de equipamento agrícola é composto por um trator agrícola traçado, uma grade aradora, uma distribuidora de calcário de arrastro e uma plantadora.
Para o agricultor familiar David Novais, do Projeto de Assentamento 25 de março, de Divinópolis do Tocantins, os equipamentos adquiridos pelo governo do Estado são a garantia de plantio de muitos agricultores. "Essas máquinas chegam numa boa hora, no começo do período chuvoso, para nos ajudar no plantio", acrescentou Novais.
De acordo com a prefeita de Pugmil, Arlene Sousa, muitos produtores deixam de plantar por falta de equipamentos. "Essas máquinas vão garantir a plantação e a renda de muitos agricultores, que não possuem condições financeira", acrescentou a prefeita.
Aquisição de máquinas
No dia 8 de novembro, já foram entregues máquinas e implementos agrícolas aos 17 municípios do Polo de Gurupi. Na próxima sexta-feira, 15, serão entregues os equipamentos dos 25 municípios do Bico do Papagaio, em Tocantinópolis. Os demais serão distribuídos através dos polos de Guaraí (com 23 municípios), Araguaína (20 municípios), Porto Nacional (21 municípios) e Taguatinga (15 municípios).
Ao todo, o Governo do Tocantins realizou a aquisição de 1.126 máquinas e implementos, para serem utilizados pelos agricultores familiares dos 139 municípios, através do programa denominado Terra Forte.
Presenças
A solenidade de entrega dos equipamentos contou com a presença do secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos; do secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café; do Secretário de Segurança Pública, José Eliú Andrade; da presidente da Agencia de Turismo do Tocantins (Adtur), Nilmar Ruiz; dos deputados estaduais Ricardo Ayres, Vilmar do Detran, José Geraldo e Osires Damaso, presidentes de sindicatos, produtores rurais e demais autoridades.
Também participaram do evento, os prefeitos de Abreulândia, Eliéze Venâncio; de Araguacema, Isabella Simas; Barrolândia, Leila Rocha; Caseara, Renato Almeida, Chapada da Natividade, João José Milhomem; Cristalândia; Wilson Júnior Oliveira; Florisvane Glória; Dois Irmãos, Francisco Tozzati; Fátima, Raimundo Mascarenhas; Lagoa da Confusão, Leôncio Neto; Marianópolis, Claudoir Oliveira; Monte Santo, Francisco José Ferreira; Nova Rosalândia, Enoque Cardoso; Oliveira de Fátima, Gesiel Orcelino; Pium, Manoel Palma; Pugmil, Arlene Sousa e o representante da Prefeitura de Santa Rita do Tocantins. (ATN / Valmir Araújo)
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14853
Comentários