(PALMAS-TO) - Visando a erradicação do analfabetismo no Tocantins, o Governo do Estado está investindo massivamente em programas de alfabetização para jovens e adultos, cuja meta é alcançar 100 mil pessoas até 2014. Atualmente, há três grandes programas de alfabetização em execução no Estado: Tocantins Alfabetizado, Brasil Alfabetizado e Projovem Urbano.
Segundo a técnica da coordenação do Eja – Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria da Educação e Cultura, Eliziete Paixão, cada programa possui metas diferentes quanto ao alcance da comunidade. “Por meio do Programa Tocantins Alfabetizado esperamos alcançar 20 mil alfabetizandos este ano. Já o Brasil Alfabetizado deve alcançar 25 mil pessoas, somando 45 mil pessoas somente em 2012”, explica.
Tocantins Alfabetizado
O programa Tocantins Alfabetizado, desenvolvido pelo Estado, tem como objetivo principal a erradicação do analfabetismo no Estado. O lançamento oficial está previsto para março, porém as aulas já foram iniciadas no município de Paraíso do Tocantins. Segundo a técnica da Eja, da Seduc, Eliziete Neres, o programa será estendido a todos os 139 municípios tocantinenses, nos quais as aulas devem ser iniciadas a partir de março.
Eliziete explica ainda que o Tocantins Alfabetizado possui o diferencial de trabalhar com os jovens acima de 15 anos não apenas em sala de aula. “Depois dos seis meses de estudo os alunos deverão desenvolver um projeto chamado Projeto de Vida, cujo objetivo é dar continuidade prática aos estudos realizados”, pontua. A técnica acrescenta que os alunos selecionados receberão uma bolsa no valor de mil reais para desenvolver o projeto. Até 2014 o programa deve atingir 60 mil pessoas.
Projovem Urbano
O Projovem Urbano - Programa Nacional de Inclusão de Jovens atende alunos entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever. Conforme a técnica da Eja, da Seduc, Claudete Aires Santana, a finalidade do programa é que os alunos concluam o ensino fundamental e deem continuidade ao ensino médio. “Agora implantaremos o Projovem nas diretorias regionais de Ensino de Paraíso e Miracema do Tocantins, iniciando as aulas em maio”, acrescenta.
Claudete explica que a meta inicial do Projovem Urbano é trabalhar com 400 alunos, distribuídos nos municípios de Paraíso do Tocantins, Miracema e Tocantínia. As matrículas seguem até o dia 30 de abril. O Projovem Urbano é um programa nacional de inclusão de jovens, que, neste ano, passou a ser gerido pelo Ministério da Educação e Cultura.
Brasil Alfabetizado
O programa Brasil Alfabetizado é voltado pra a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é desenvolvido em todo o território nacional com o atendimento prioritário aos municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizados. No Tocantins, a meta é alfabetizar 25 mil jovens e adultos em todos os municípios.
Os representantes da Mineratins afirmaram durante o encontro que a justiça já concedeu o direito de reintegração de posse para a entidade, porém como o processo ainda não foi concluído, toda e qualquer movimentação na área só pode ser concedida com autorização judicial, motivo este que impossibilita o uso e exploração da área no momento, mas que ainda segundo os representantes, isso deva ser resolvido provavelmente até junho deste ano.
Representantes da empresa que é questionada na justiça não compareceram ao evento e, portanto não puderam ser ouvidos, mas devem se pronunciar por meio de nota oficial dentro de alguns dias.
Comentários