(PALMAS-TO) - Ao anunciar esta semana a integração de três pastas da administração, entre as quais a Adtur – Agência de Turismo do Tocantins – à Secretaria de Indústria e Comércio, o governador Siqueira Campos salientou que o Governo quer aproveitar a estrutura reforçada da secretaria para concretizar a criação de uma escola de turismo na região do Jalapão.
A unidade de ensino deve, de acordo com o governador, ser instalada no complexo turístico da Cachoeira da Velha que se encontra praticamente desativado, situação que lamenta tenha ocorrido com um dos pontos de maior exuberância do território do Jalapão, que pela beleza e riqueza de sua diversidade natural vem conquistando o país, tendo no capim dourado seu produto bem mais conhecido.
Embora não tenha adiantado acerca do projeto idealizado, pelo menos até enquanto não forem incorporados os três órgãos à Indústria e Comércio: Secretaria das Oportunidades, Adtur e Mineratins, o governador deu a entender que resolvida a situação das pastas e a definição de funções dentro do complexo, o tema da escola profissionalizante de turismo deve começar a ser posto em prática.
A Cachoeira da Velha é a principal do Jalapão, com duas quedas d’água formadas a partir das Águas do Rio Novo, reunindo nas proximidades uma bela prainha aconchegante e ornada por águas cristalinas. Cenário que o governador Siqueira Campos busca compor para formar mão de obra qualificada para o segmento do turismo, como gestores, técnicos, promotores, guias e outras eventuais carreiras para atender aos demais atrativos da economia turística do Tocantins. (Gilberto Aquino)
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14458
Comentários