(PALMAS-TO) - A assinatura da contratação de crédito junto ao BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, para a execução da 1ª fase do Prodoeste – Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins, acontecerá no dia 30 de agosto, na fazenda Diamante, município de Lagoa da Confusão. Na ocasião, o Tocantins receberá a visita do presidente do BID, Luis Alberto Moreno, e de representantes do Governo Federal, que assinarão o contrato de financiamento, no valor de US$ 99 milhões. A assinatura acontecerá a partir das 16 horas.
Após a assinatura, os recursos deverão ser liberados e o Governo do Tocantins poderá dar andamento à etapa de licitação, para a execução das obras do Prodoeste. Para execução da primeira etapa do programa também será necessária uma contrapartida do Governo do Estado no valor de US$ 66 milhões.
Segundo o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Tocantins, Jaime Café, o Prodoeste encontra-se bastante adiantado. “O Governo está empenhado neste projeto, porque sabe de sua importância para darmos um grande passo, em termos de desenvolvimento do nosso agronegócio”, avaliou o secretário da Agricultura.
Histórico
Em junho, a CAE – Comissão de Assuntos Econômicos, do Senado Federal, aprovou e o plenário da Casa referendou a contratação de operação de crédito externo, com garantia da República Federativa do Brasil. O recurso será gerido pelo Governo do Tocantins, através da Secretaria da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.
Prodoeste
A primeira fase do programa contempla a construção de uma barragem de acumulação no Rio Pium e quatro barragens elevatórias de nível nos rios Pium e Riozinho, além da construção e melhorias de estradas vicinais. A conclusão desta fase está prevista para 2014 e beneficiará diretamente os municípios de Pium, Cristalândia e Lagoa da Confusão. Inicialmente, o Prodoeste garantirá irrigação numa área de 48,4 mil hectares – ao final de todas as etapas serão 300 mil hectares de áreas irrigadas. (Valmir Araújo)
Comentários