(PALMAS-TO) - O Tocantins está crescendo, tanto em nível populacional quanto no aumento da frota de veículos de passeio, fretes e de transportes de grãos, frutas e gado. Com o objetivo de reduzir os custos do tráfego, eliminar gargalos logísticos atuais e futuros, e ainda aumentar a qualidade da infraestrutura da malha viária, o governo do Estado está desenvolvendo o Plano Estadual de Logística e Transportes de Cargas (Pelt).
Realizado em parceria com o Banco Mundial (Bird), dentro do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), o Plano tem investimento previsto em R$ 3,9 milhões, para contratação de empresa especializada na elaboração de Projeto de Logística, que terá o prazo de execução estimado em um ano, a partir da publicação da Ordem de Serviços.
De acordo com o secretário da Infraestrutura e presidente da Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), Kaká Nogueira, o Pelt é mais uma ferramenta para o planejamento das ações do governo. “Além de reconstruir a malha viária estadual e municipal, também estamos investindo em planejamento para novas ações de infraestrutura logística em todo o Tocantins”, pontuou.
O superintendente Técnico e de Planejamento da Agetrans, Bruno Valoes, explicou que o Plano visa possibilitar a eficiência no tráfego e o desenvolvimento econômico do Estado. “Vamos estudar todas as regiões do Tocantins e elaborar um projeto técnico que demonstrará se há necessidade de abertura de novas rodovias e quais precisam ser potencializadas”, frisou.
Processo licitatório
A abertura das propostas para contratação da empresa especializada em realizar a elaboração do Plano de Logística de Transportes de Cargas será no dia 13 de maio, às 9h. Os editais e outras informações poderão ser obtidos na Comissão de Licitação, na Sede da Agetrans, TO-010, KM 01, em Palmas. (Rafael Rodrigues / Seinfra-Agetrans)
Comentários