(PALMAS-TO) - Começaram nesta semana as obras de reforma e ampliação do Colégio Agropecuário de Natividade, na região Sudeste do Estado, e do Colégio Agropecuário Dr. José de Souza Porto, em Pedro Afonso, a 200 km de Palmas.
Segundo a secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), o governo do estado autorizou a ordem de serviço na última terça-feira, 17. Ao todo serão investidos cerca de R$ 4.410 milhões nas duas unidades de Ensino Técnico. Os recursos são do programa Brasil Profissionalizado do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Em Pedro Afonso serão 2.948 milhões para reformar salas de aula, espaço multiuso, oficina mecânica de máquinas agrícolas, casa de estudo, salas de apoio, biblioteca, bloco administrativo, guarita, cozinha, auditório, ginásio, passarelas, laboratórios de informática e laboratório multidisciplinar.
Já no Colégio Agropecuário de Natividade serão reformadas e ampliadas cinco salas de aula e quatro dormitórios. Também passam por reforma dois laboratórios de informática, estábulo e uma biblioteca. Em Natividade ainda será construído um auditório. O total investido é de R$ 1.462 milhão. A previsão de conclusão das obras é de 10 meses.
Com cerca de 200 alunos matriculados os colégios ofertam os cursos técnicos em Agropecuária, e em Zootecnia. A gestão é feita pela Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia desde o ano de 2007.
Segundo o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, as unidades também passarão a trabalhar com novas metodologias de ensino. “São dois Colégios tradicionais que estão há alguns anos deixando de receber a atenção do governo. Nós vamos recuperar as estruturas físicas e, também vamos inserir novos planos pedagógicos e novas metodologias de ensino, para que os colégios possam cumprir melhor o papel de capacitar e profissionalizar os jovens da região Centro Norte e Sudeste do Estado”, enfatizou Borges da Silveira.