(PALMAS-TO) - Um passo significativo rumo ao início das obras do Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins (Prodoeste) será dado na manhã deste sábado, 8, em Pium. Em solenidade na Fazenda Canastra, às 9h, o Governador Siqueira Campos assina o contrato e a ordem de serviço para o início dos trabalhos de elaboração dos projetos executivos da barragem e das elevatórias no Rio Pium.
Os projetos executivos estão previstos no contrato firmado entre Governo do Estado e BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, em agosto de 2012. O valor total do contrato de empréstimo é de US$ 99 milhões.
De acordo com o chefe da Unidade de Gerenciamento Administrativo (UGP /Prodoeste), José Inácio da Silva Filho, o prazo de execução dos serviços está previsto para 18 meses. O consórcio vencedor da licitação internacional é formado pelas empresas ‘Engeplus Engenharia Ltda’ e ‘Água e Solo Estudos e Projetos S/S Ltda’. “Agora o contrato firmado será no valor de R$ 6.856.659,65”, disse.
O Prodoeste está estruturado em três componentes, sendo o primeiro a infraestrutura produtiva e complementar; o segundo a promoção e apoio ao desenvolvimento regional; e o terceiro a gestão ambiental e de recursos hídricos e fortalecimento institucional. “O contrato a ser assinado com o Consórcio Engeplus/Água e Solos, faz parte do primeiro componente, e caberá ao consórcio a elaboração de projetos executivos da barragem de acumulação P8 e três barragens elevatórias de nível no curso do Rio Pium e uma elevatória no Riozinho, bem como projetos básicos de recuperação de rodovias vicinais rurais e de melhorias na infraestrutura de saneamento da cidade de Pium”, explica o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café.
Prodoeste
O Prodoeste é um programa de melhoria de oferta hídrica voltado para potencializar o plantio de grãos e frutas na região das várzeas e irá beneficiar diretamente 14 municípios.
Nesta primeira etapa do projeto, estão previstas as construções de barragens nos rios Pium e Riozinho, contemplando 27 mil hectares beneficiados com subirrigação, ampliando em duas vezes e meia a capacidade produtiva da região. Ao final de todas as etapas serão 300 mil hectares de áreas irrigadas.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14723
Comentários