(PALMAS-TO) - Durante a cerimônia de anúncio das obras de reforma e ampliação do Hospital Geral de Palmas (HGP), o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, anunciou que o governo do Estado vai equipar o Corpo de Bombeiros do Tocantins, comprar 100 ambulâncias, 202 patrulhas mecanizadas e fazer um programa de apoio aos municípios nas áreas urbanas. O contrato para essas e outras ações será assinado no próximo dia 2 de outubro, em cerimônia no Palácio Araguaia, em Palmas.
De aacordo com a Agência Tocantinense de Notícias (ATN), na ocasião, será assinado o financiamento de R$ 390 milhões com o Banco do Brasil, dinheiro que será aplicado nessas melhorias. Conforme o secretário, que representou o Governador Siqueira Campos na cerimônia, para os Bombeiros já está licitada a compra de um caminhão com escada magirus de 62 metros, que virá da Alemanha. “Estamos comprando a maior escada magirus do Brasil. Maior que as de São Paulo, que têm 58 metros. Isso é preciso porque Palmas já é uma cidade verticalizada”, ressaltou o secretário, ao destacar que o equipamento deve estar no Estado até o final do ano.
Além disso, os Bombeiros ainda vão receber duas unidades de combate a incêndios florestais e várias unidades leves para atuar em casos envolvendo acidentes automobilísticos. Conforme o secretário, com os equipamentos que serão adquiridos, os Bombeiros do Tocantins serão o segundo melhor bem equipados do Brasil.
DNA
Ainda dentro da área de segurança pública, com o financiamento, o governo vai adquirir equipamentos para que a Polícia Técnico-Científica do Tocantins possa fazer, no Estado, os exames de DNA. Hoje, esses exames são feitos em laboratórios do Mato Grosso e Goiás. “Sei que esse é um sonho antigo e agora nós vamos atendê-lo”, afirmou o secretário.
Já na área da saúde, o mesmo financiamento prevê a compra de 100 ambulâncias novas para atender os municípios do Estado.
Patrulhas agrícolas
Ainda com o dinheiro do financiamento, o governo do Estado vai voltar a incentivar a agricultura familiar e atender, de forma satisfatória, aos assentamentos do Tocantins. Isso por que o Estado vai adquirir 202 patrulhas agrícolas.
Por fim, o secretário ainda confirmou que o Estado vai lançar o programa Pró-Municípios. Diferentemente do Programa de Apoio aos Municípios (PAM), que ajuda as prefeituras a cuidarem das estradas vicinais, o Pró-Municípios vai viabilizar obras urbanas públicas nas cidades do Estado. “Esse programa está sendo muito esperado pelos prefeitos, que tem gravíssimos problemas de caixa”, ponderou.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14813
Comentários