(Sítio Novo-TO) - Com o objetivo de ampliar o sistema de abastecimento de água do município de Sítio Novo do Tocantins, distante cerca de 600 quilômetros de Palmas, o governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), implantará na cidade 1.141 hidrômetros. A ampliação da rede acontece por meio de convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no valor total de R$ 701.509,80 (setecentos e um mil quinhentos e nove reais e oitenta centavos), sendo R$ 151.609,80 (cento e cinquenta e um mil seiscentos e nove reais e oitenta centavos) de contrapartida do Estado.
O hidrômetro é o instrumento responsável pela medição volumétrica de água e de acordo com o diretor de Expansão, Meio Ambiente e Fiscalização da ATS, Péricles de Andrade Alves, a instalação evitará o desperdício de água em Sítio Novo. “Isso já será muito importante para o município, pois o consumo ainda é desenfreado e a água nunca dá. Quando não se paga, não se tem controle de gasto”, enfatizou.
Ainda segundo o diretor, embora Sítio Novo não seja um município de concessão da ATS, o recurso foi disponibilizado para o governo do Estado e isso inclui o município, que agora terá mais água disponível. “Evitando o desperdício, passa a sobrar água, a mesma água fica disponibilizada para mais pessoas. Passa-se a ter mais controle do consumo”, destacou o diretor.

Obra
A obra será executada pela empresa Almeida Engenharia e Consultoria LTDA – EPP, ganhadora da licitação, que terá um prazo máximo de 150 dias para concluir a obra, contados a partir do recebimento da Ordem de Serviço. A previsão é que até o final de novembro todas as 1.141 famílias já estejam com seus hidrômetros devidamente instalados.
O presidente da ATS, Edmundo Galdino, explica que após a instalação dos hidrômetros a fiscalização, a cobrança e a manutenção ficam a cargo da prefeitura de Sítio Novo, município autônomo no que diz respeito ao seu próprio saneamento e esgotamento sanitário. (Ascom/ATS)