(PALMAS-TO) - O governo do Estado abriu nesta quinta-feira, 13, o processo licitatório para construção de uma nova ponte em Porto Nacional. Na licitação será contratada empresa especializada que apresentar menor preço para construção da ponte na Rodovia TO-070, ligando Porto Nacional a Fátima. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 126 milhões.
A abertura das propostas está previsto para o dia 25 de março, às 15 horas. Empresas interessadas em participar do processo de licitação devem obter informações e retirar os editais na Comissão de Licitação, na sede da Agetrans, Rodovia TO-010, Km 01, em Palmas.
A ponte atual, que foi erguida na década de 1970, liga o tráfego da TO-050 pelo trevo da TO-255 com a TO-070, até a BR-153, está parcialmente interditada desde o dia 20 de setembro de 2011. Desse então, só é permitido o tráfego de veículos transportadores de carga com Peso Bruto Total (PBT) ou Peso Bruto Total Combinado (PBTC) superior a 30 toneladas e liberada para carros pequenos.
De acordo com o decreto do governo do Estado nº 799, a interdição foi determinada após um relatório, elaborado pelo Laboratório de Sistemas Estruturais (LSE), ter constatado vários problemas. Entre eles estão: flechas exageradas nos balanços, fissuração de todas as lajes inferiores dos balanços, pilares fraturados (delaminação) e fissuras nos blocos de fundação e nas bases dos pilares.
Nesta quinta-feira, 13, conforme a Prefeitura de Porto Nacional, os materiais usados na obra da ponte atual foram inadequados e um levantamento feito pela administração municipal constatou que a única solução é a edificação de outra.
Motoristas afirmam que as condições de tráfego naquele local são precárias. "Quando passamos por lá, sentimos que ela treme e a sensação provoca muito medo em todos os motoristas que trafegam por nela. Outra coisa, não se pode deixar de lado que continua com rachaduras e ondulações e isso compromete muito o tráfego no local".
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14931
Governo abre processo licitatório para construção de nova ponte de Porto Nacional
Construída na década de 1970, a ponte atual está parcialmente interditada desde o dia 20 de setembro de 2011
Comentários