(PALMAS-TO) - O governador Siqueira Campos empossou na tarde dessa quinta-feira, 8, sete dos dez novos auxiliares do primeiro e segundo escalão do governo do Estado, em solenidade marcada pela presença de centenas de líderes, aliados e membros do governo, e também da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Jacqueline Adorno, do procurador geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Raimundo Moreira (PSDB) e mais 13 outros deputados, inclusive da bancada de oposição, como Sargento Aragão (PPS) e José Augusto Pugliese (PMDB).
Durante a solenidade, o governador determinou ao comandante da Polícia Militar, coronel Marielton Santos, que providenciasse os procedimentos para a abertura de concurso público para 300 soldados da Polícia Militar. “Precisamos combater a criminalidade. O jogo com os bandidos vai ser bruto”, afirmou.
De acordo com o coronel Marielton Santos, o cronograma do concurso deve ser divulgado já na próxima semana. “Nossa equipe irá trabalhar para a realização dos trâmites legais e acredito que na próxima semana poderemos divulgar o cronograma e ainda neste semestre, o edital”, explicou o coronel.
Em seu discurso, Siqueira Campos elogiou os secretários que saíram na reforma e disse acreditar nos novos auxiliares. “Eles foram convidados para uma empreitada dura. Acredito que eles não vão se arrepender. Não tenho compromisso com ninguém para fazer um governo desviado do interesse público”, afirmou.
Saúde
Sobre quem será o novo secretário da Saúde, o governador Siqueira Campos disse que o anúncio pode ser feito nesta sexta-feira, 9. Siqueira disse que fez sondagens de alguns possíveis nomes, mas negou que tenha feito convite formal ao presidente do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac), Nicolau Carvalho Esteves, um dos cotados para assumir a pasta.
“Existem as razões éticas. Não convidei o doutor Nicolau, que merece. Não convidei A, B ou C. Estou deixando para fazer o convite a partir de amanhã [sexta-feira, 9]. Eu fiz sondagens em várias áreas e estou buscando solução. Mas às vezes eu dizer uma determinada coisa me cria problema, me impede de fazer aquilo que possa ser o melhor no momento em que nós vivemos”, afirmou.
Secretários
Falando em nome dos secretários, Eduardo Siqueira Campos criticou a atuação da antiga secretaria de Governo dos governos anteriores e disse que não irá repetir a atuação da pasta à frente da Secretaria das Relações Institucionais. “Não faremos o antigo papel da Secretaria de Governo, que articulava com partidos políticos, buscando mais votos. Não discutiremos mais nossa situações por blogs e jornais, mas sentando e debatendo”, afirmou.
A secretária do Planejamento e Modernização da Gestão, Vanda Paiva, já havia sido empossada e não participou da solenidade, por estar cumprindo agenda no Rio de Janeiro, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Já os secretários da Indústria e Comércio, Paulo Massiua, e da Habitação e Desenvolvimento Urbano, Raimundo Frota, presentes na solenidade, não foram empossados, porque aguardam a cessão do Banco do Brasil e da Caixa, respectivamente, onde são concursados.
Foram empossados
Eduardo Siqueira Campos – Secretário de Relações Institucionais
Nilomar Farias - Secretário da Justiça e Cidadania
Sandoval Cardoso - Secretário das Cidades
Miyuki Hiashida – Presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins)
Gláucio Barbosa – Subsecretário de Regularização Fundiária e Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Tocantins (Codetins)
José Guimarães – Secretário executivo das Cidades
Olímpio Mascarenhas - Superintendente de Energias Limpas.
Comentários