(PALMAS-TO) - Em encontro realizado com os representantes dos frigoríficos do Tocantins na manhã desta quarta-feira, 27, o governador Siqueira Campos determinou aos secretários da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Jaime Café; de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia e da Fazenda, Marcelo Olímpio, que avaliem as possibilidades de atender as reivindicações da categoria.
Para o presidente da Cooperativa dos Produtores de Carne e derivados de Gurupi, Oswaldo Stival, que participou da audiência no Palácio Araguaia, entre as reivindicações dos empresários está a reavaliação da Lei que rege o programa Proindústria, criada em 2003 com o objetivo promover a implantação e expansão de indústrias, que sofreu algumas modificações realizadas no início deste ano. “A nova Lei que vigora extinguiu alguns incentivos fiscais e precisamos deles de volta para termos competitividade interna e externa. Interna porque algumas empresas ainda têm e outras não e externa porque nos outros estados não houve modificações na alíquota”, esclareceu.
Segundo o governador, o empresariado deve receber toda atenção do Governo do Estado. “Os empresários são a locomotiva do crescimento econômico do Estado e precisa de valores agregados aos seus produtos e de condições de competitividade nos mercados. É obrigação do Governo facilitar a vida do empresariado, para o bem da população, pois nele estão a geração de emprego, o escoamento da produção e a promoção do desenvolvimento”.
A geração de emprego destacada pelo governador durante o encontro se justifica nos números que a categoria representa. Juntos, os empresários presentes na reunião são responsáveis pelo abate de 99 mil cabeças de gado por dia e por mais de cinco mil empregos. “Estes empresários representam o segundo maior segmento de exportação do Estado e sem dúvida o Governo fará o melhor para atender suas reivindicações, claro que dentro do bem da coletividade. O Governo tem dado condições para nossas indústrias crescerem e por isso temos visto números sempre positivos na produção e exportação de nossos produtos”, enfatizou Jaime Café.
Por determinação do governador Siqueira Campos, uma nova reunião será realizada na próxima segunda-feira, 4, às 10h, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Banco da Amazônia
Durante o encontro o governador também recebeu o novo superintendente regional do Banco da Amazônia, Marivaldo Gonçalves de Melo, e aproveitou para pedir mais disponibilidade de crédito aos empresários tocantinenses.